Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
26/11/2025
Asbraer

Segundo dia da 68ª AGO da Asbraer destaca boas práticas da Fiperj, Pesagro-Rio e Emater-Rio

0
0

​Potencial aquícola e pesqueiro, Ater social, protagonismo feminino e avanços na pesquisa agropecuária fluminense são algumas das ações apresentadas​

26/11/2025 | Assessoria de Comunicação – Asbraer | Ana Karoliny Barros

Foto: Ascom/Fiperj

O segundo dia da 68ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), realizada nesta quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, foi marcado pela apresentação das boas práticas das três instituições fluminenses anfitriãs que integram a Rede Asbraer: a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-Rio) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio). 

As apresentações mostraram como a integração entre a pesquisa agropecuária, a extensão rural, social e pesqueira, e as políticas públicas se articulam no estado para fortalecer cadeias produtivas, ampliar tecnologias no campo e garantir direitos aos agricultores familiares.

Potencial aquícola do estado

O diretor técnico da FIPERJ, Rodrigo Takata, apresentou um panorama das ações de pesquisa e Ater voltadas à pesca e à aquicultura no Rio de Janeiro. Com 18 escritórios regionais que atendem os 92 municípios do estado, a instituição trabalha atualmente em um modelo integrado no qual pesquisadores e extensionistas atuam juntos no campo, reduzindo a distância entre a demanda e as soluções tecnológicas.

Apresentação da Fiperj com o diretor Rodrigo Takata | Foto: Ascom Fiperj​

Takata destacou que o estado vive um momento de forte expansão na aquicultura, especialmente na carcinicultura. “Um produtor conseguiu recentemente a autorização do Ministério da Agricultura para importar as primeiras matrizes de camarão dos Estados Unidos resistentes à doença mancha branca”, lembrou o diretor. Segundo ele, essas matrizes proporcionarão pós-larvas com características diferenciadas nos próximos meses, o que deve posicionar o estado no grupo dos fornecedores nacionais.  

A coordenadora de Pesca da Fiperj, Francyne Vieira | Foto: Ascom Fiperj

Com base em monitoramentos e diagnósticos, a instituição mantém mais de 1.700 unidades aquícolas acompanhadas e um censo atualizado com 300 propriedades cadastradas. Um levantamento georreferenciado identificou outras 560 áreas com potencial produtivo. Entre as iniciativas de destaque está o projeto de maricultura que atende mais de 50 produtores e inclui pesquisa premiada pela Capes em 2025, voltada ao desenvolvimento de um protótipo de depuração para análise microbiológica de moluscos.

A subsecretária de Agricultura do Rio de Janeiro, Ana Paula Caldas, esteve presente e acompanhou a apresentação.

Pesquisa Agropecuária

​

Além da Fiperj, o Rio de Janeiro conta com uma instituição que trata exclusivamente da pesquisa agropecuária: a Pesagro-Rio. O diretor técnico da empresa, Dr. Silvio Galvão, apresentou o trabalho desenvolvido pelos sete centros estaduais de pesquisa da instituição, que completa 50 anos em janeiro. “O Rio de Janeiro é um estado pequeno do ponto de vista territorial, mas possui diferentes biomas e diferentes ambientes que são desafiadores, que vão desde a baixada úmida até a montanha rochosa”, explicou. Segundo Silvio, dos 92 municípios do estado mais de 60 dependem diretamente da agropecuária e da pesca.

O diretor da Pesagro-Rio, Silvio Galvão | Foto: Ascom Fiperj

A Pesagro atua em áreas como agroenergia, pecuária de leite, agrofloresta, horticultura, qualidade de alimentos, solos e agricultura orgânica. A instituição mantém laboratórios especializados, entre eles o de solos em Itaperuna e o de qualidade de café em Varre-Sai.

Silvio reforçou que o cinquentenário será usado para consolidar a Pesagro como referência regional por meio de um portfólio robusto, alinhado a parcerias com prefeituras, instituições acadêmicas, empresas privadas e grupos de mestrandos e doutorandos, destacando o trabalho desenvolvido ao longo dessas cinco décadas.

Ater social e protagonismo das mulheres rurais

​

O presidente da Emater-Rio, Marcelo da Costa, apresentou iniciativas institucionais voltadas à ética, transparência, prevenção ao assédio e saúde mental das equipes. Para Costa, “o extensionista é o mestre na arte de falar com o produtor e a gente tem que se aprimorar pra falar internamente, para entender essas exigências”.

Presidente da Emater-Rio, Marcelo da Costa | Foto: Ascom Fiperj​

A prioridade de questões sociais também se estende ao atendimento das famílias rurais. A extensionista social, Rosani Staneck, apresentou os resultados do programa de Ater em Cidadania Rural. A metodologia reúne avaliação de impacto, análise de indicadores estratégicos e ações voltadas à formalização de agricultores, equidade de gênero, previdência rural e segurança alimentar. Segundo Rosani, “o social é estratégico”, e garante que agricultores e agricultoras estejam visibilizados nas estatísticas e no acesso a direitos.

Extensionista Rosani e grupo de produtoras atendidas pela Emater-Rio | Foto: Ascom Fiperj​

Em 2024, a Emater-Rio atendeu quase 10 mil mulheres e possui 37.976 produtoras cadastradas na base. “Eu amo fazer extensão rural, é muito importante para toda a sociedade e extensão rural se faz com pessoas e recursos. É isso que faz toda a diferença na vida de quem a gente acompanha”, afirmou a extensionista social Aldineia. 

Aldineia acompanha um grupo de 10 de mulheres agricultoras do município de Paty de Alferes, que participaram da assembleia. Produtora há 12 anos, a agricultora Elisângela, que faz parte do grupo, afirma que “sozinha seria impossível chegar aonde eu cheguei e eu acredito que esse é só o início”. 

A Emater-Rio trouxe ainda um panorama das ações de agroecologia, com assentamentos e atendendo comunidades e povos tradicionais no estado, promovendo sustentabilidade e respeitando tradições.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Experimento sobre sistema de irrigação para bananicultura da Epagri comprova aumento de produtividade e de qualidade

Próximo

Alterações na Lei de Proteção de Cultivares e pesquisa agropecuária são temas de painel na 68º AGO

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}