Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Mercado
19/02/2026
Emater RS

Seapi, Emater/RS-Ascar e Câmara Setorial da Erva-Mate definem mudanças nos cursos de boas práticas a partir deste ano

0
0

Cursos terão 40h e serão gratuitos; confira o cronograma

19/02/2026 | Assessoria de Comunicação – SEAPI – Emater/RS-Ascar | Maria Alice Lussani

Foto: Reprodução/Emater-RS Ascar

O curso de Boas Práticas Agrícolas e de Fabricação da Erva-Mate tem novidades a partir deste ano. Além de contar com novas modalidades, eles passam a ser gratuitos. As mudanças foram definidas a partir de debates realizados no último ano pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate e setor ervateiro. O contrato entre Seapi e a Emater/RS-Ascar vai garantir a execução.

Os cursos foram instituídos pelas portarias 194/2016 e 154/2019, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e são obrigatórios para obtenção do alvará sanitário pelas indústrias ervateiras. A lei estabelece a realização de um curso obrigatório de 40 horas e uma atualização a cada quatro anos de 16h.

Além disso, vão começar neste ano novos cursos de sensibilização gratuitos de 16h de boas práticas agrícolas (BPA) e de fabricação (BPF) de erva-mate, a serem oferecidos por demanda. “Os cursos são gratuitos para trabalhadores da indústria ervateira e empresas, e tem por objetivo aperfeiçoar o método de trabalho e a produção de erva-mate”, destaca o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Ilvandro Barreto de Melo, coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate. Segundo ele, é importante que as boas práticas se transformem em uma cultura interna dentro das empresas, que sejam aliadas para a melhoria da erva-mate e para a garantia da segurança alimentar de consumidores e clientes.

“A partir dos cursos houve uma grande melhoria em todos os estabelecimentos produtores de erva-mate do Rio Grande do Sul e a ideia é permanecer com os cursos para que o maior número de pessoas possa acessar este conhecimento”, destaca Ilvandro. Entre 2017 e 2025 já foram treinados, no Rio Grande do Sul, funcionários e responsáveis de 173 indústrias ervateiras.

O engenheiro florestal Tiago Antonio Fick, da Seapi de Estrela e assessor técnico da Câmara Setorial da Erva-mate, afirma que estas mudanças buscam eliminar barreiras de acesso e incentivar a regularização da indústria, uma vez que o curso de BPF é uma exigência da Vigilância Sanitária para os estabelecimentos beneficiadores de erva-mate no Estado. “Essas ações são fundamentais para fortalecer toda a cadeia, promover a regularidade sanitária e garantir a qualidade dos produtos gaúchos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor”, destaca Tiago.

O novo formato dos cursos é uma ação do Plano Estadual de Qualificação e Desenvolvimento Estratégico da Cadeia Produtiva da Erva-Mate (Planimate), da Seapi, instituído em dezembro de 2025 através do Decreto nº 58.554 e que está em processo inicial de execução. Uma reunião para debater o Plano está agendada para 20/03.

Para mais informações sobre os cursos, os telefones da Emater/RS-Ascar são: 0800 541 9004 ou (55) 99945-4406.

Veja o cronograma de 2026 dos cursos obrigatórios de BPF:

23 a 27/03 – Erechim – 40h

13 a 17/04 – Arvorezinha – 40h

05 e 06/05 – Erechim – 16h

21 a 31/07 – Palmeira das Missões – 40h

Escrito por: Emater RS

Anterior

Goiás lança novo edital do PAA Leite 2026

Próximo

Santa Catarina anuncia R$ 137,8 milhões para o Terra Boa 2026

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}