Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Natureza
13/02/2026
IDR - PARANA

Projeto prevê transformar resíduos orgânicos em composto enriquecido com microrganismos

0
0

Proposta é desenvolvida pelo IDR-Paraná na Estação de Pesquisa em Agroecologia, em Pinhais

12/02/2026 | Assessoria de Comunicação – IDR/Paraná

Foto: Reprodução/IDR-PR

Resíduos orgânicos podem ser transformados em um composto enriquecido capaz de suprir as necessidades das culturas agrícolas. Essa é a proposta do Projeto Compostagem, desenvolvido pelo IDR-Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (Funespar) e a empresa Ambiente Livre. A Estação de Pesquisa em Agroecologia do Instituto, em Pinhais, sediou, na última quarta-feira (5), uma reunião para apresentação e alinhamento das ações.

A iniciativa prevê a implantação de uma composteira na unidade, além da distribuição de baldes entre colaboradores do IDR-Paraná e do CEEP Newton Freire Maia para a coleta de resíduos orgânicos domésticos. Ao final do processo, os participantes receberão um balde do composto produzido. Entre os materiais permitidos estão cascas de frutas, verduras e legumes, talos, sementes, cascas de ovos e borra de café. Não são aceitos resíduos de origem animal nem alimentos industrializados ou preparados com sal e temperos.

Segundo o consultor ambiental Maurício Gikoski, representante da empresa Ambiente Livre, responsável pela execução por meio de edital da Seti, o trabalho envolve o acompanhamento do processo por sensores e análises laboratoriais, buscando validar a metodologia e possibilitar sua replicação. Após a compostagem, o material seguirá para o laboratório do IDR-Paraná, em Londrina, onde passará por enriquecimento com microrganismos. “A expectativa é expandir a iniciativa e criar um produto final com valor agregado, já que o composto tradicional possui valor nutricional, mas ainda não atende plenamente às necessidades dos produtores”, explicou.

Serão utilizados três microrganismos: Trichoderma sp (fungos), Bacillus sp (bactérias) e microalgas – adição que torna o composto mais eficiente. “Vejamos um exemplo prático: se uma fonte de fósforo não está disponível, microrganismos capazes de solubilizá-lo produzem ácidos orgânicos durante o crescimento, transformando-o em uma forma assimilável pela planta”, detalhou a pesquisadora da área de microbiologia do solo do IDR-Paraná, Diva Andrade.

O coordenador do projeto, pesquisador e coordenador estadual de pesquisa do Programa Recursos Naturais e Sustentabilidade (PRNS), Arnaldo Colozzi, destaca que a discussão sobre resíduos orgânicos é iminente. “A questão do lixo humano é um problema crescente. A compostagem, porém, não é lixo: é um resíduo rico, parte da ciclagem de nutrientes. Quando não a incorporamos ao dia a dia, desperdiçamos um recurso natural e contribuímos para a geração de chorume, prejudicial à natureza e às pessoas”, afirmou.

Como parte das atividades, a equipe técnica visitou a Fazenda Urbana, no bairro Cajuru, em Curitiba, para conhecer o modelo que será implantado na Estação. A perspectiva futura inclui ações educativas com crianças e o desenvolvimento de um produto de fácil aplicação, como na forma granulada, que poderá ser utilizado em hortas domésticas e jardins, contribuindo para a gestão sustentável de resíduos e o fortalecimento de práticas agrícolas mais ecológicas.

Escrito por: IDR - PARANA

Anterior

Epagri-SC apresenta tecnologias e atividades da empresa no Tecnoeste, em Concórdia

Próximo

Projeto de monitoramento do Queijo Minas do Caminho Novo avança para fase de coleta de amostras

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}