Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
HortifrutiPequenos e Médios
08/10/2025
Asbraer

Projeto-piloto de sistema de plantio direto de hortaliças para autoconsumo passa por etapa de acamamento e plantio

0
0

Manter o solo permanentemente coberto por plantas é um dos princípios do SPDH​

08/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epagri

Reprodução – Epagri

​Em junho deste ano, a propriedade do casal Luiz Carlos de Paula e Cecília Neckel de Paula, em Planalto Alegre, começou a implementar um projeto-piloto da Epagri, para o cultivo de hortaliças para autoconsumo, através do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). 

​

Inicialmente, foram realizados trabalhos de correção do solo e a semeadura das plantas de cobertura, também chamadas de adubos verdes. Na segunda fase, realizada no dia 19 de setembro, além do planejar junto aos extensionistas da Epagri o que seria cultivado na área de menos de um hectare, Luiz Carlos e Cecília realizaram a etapa de acamamento das plantas de cobertura e o plantio de mudas e sementes. 

O objetivo do acamamento é deitar as plantas de cobertura, sem cortas suas hastes, para proteger o solo da irradiação solar e do acúmulo de água que pode provocar erosão. Além disso, o cultivo no verde melhora a qualidade e a fertilidade do sistema, promovendo mais infiltração hídrica e fluxo de oxigênio no perfil do solo, aumentando a ciclagem de nutrientes disponibilizados para as plantas, explica o extensionista da Epagri no município de Guatambu, Fábio Montagna. Deste modo,  nesta técnica, as plantas de cobertura permanecem um tempo viva sobre o solo, coexistindo com o cultivo de interesse, colaborando para o equilíbrio ambiental. 

Cecília e Luiz Carlos planificam junto aos extensionistas da Epagri como será feito o plantio

Foram selecionadas dez variedades de grãos e hortaliças como couve, tomate, repolho brócolis, feijão, abóbora, abobrinha, milho e mandioca, plantados em quatro talhões, sinalizados em um mapa para auxiliar na identificação e na rotação das culturas. Depois de realizado o acamamento e o plantio das mudas e das sementes selecionadas, Cecília e Luiz Carlos aplicaram também o biofertilizante, produzido na unidade portátil de produção de biofertilizantes, que eles possuem em sua residência. 

Por se tratar de um projeto-piloto, estas atividades também são um espaço para capacitação e colaboração coletiva entre profissionais da Epagri e agricultores de Planalto Alegre e municípios vizinhos, que vêm até a propriedade para ajudar nos mutirões e aproveitam para aprender, trocar e transformar conhecimentos. Os encontros aliam práticas didático-pedagógicas, ciência, tecnologia e conhecimento popular. Os agricultores e agricultoras que auxiliam nesta propriedade fazem parte do grupo de agroecologia Verde Alegre, formado em 2017 na cidade de Planalto Alegre. Além de Fábio Montagna, participaram da atividade os extensionistas Suzana Corá, Vilson Queiroz, Dirceu Ferri, Paulo Ficagna, Eduardo Ribeiro Nazarian e Fabricio Zanini Gonçalves.

Práticas como estas podem trazer benefícios para os agricultores e suas famílias, pois reduzem os custos com alimentos que podem ser produzidos em casa, além de diminuir a exposição das pessoas e do solo aos agrotóxicos. 

Além de implementar a plantação através do SPDH, o projeto-piloto explora a coletividade e serve de espaço de aprendizagem para extensionistas e agricultores.

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista na Epagri/Fapesc

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-MG faz levantamento inédito sobre a safra de cacau em Minas Gerais

Próximo

Pesquisadores em olivicultura da EPAMIG participam de curso sobre análise sensorial de azeites

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}