Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Mercado
13/02/2026
Epamig

Projeto de monitoramento do Queijo Minas do Caminho Novo avança para fase de coleta de amostras

0
0

Onze queijarias selecionadas passam por uma série de procedimentos técnicos com o objetivo de traçar um mapeamento da produção

12/02/2026 | Assessoria de Comunicação – Epamig/MG

Foto: Reprodução/Epamig-MG

Os pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), deram início a uma importante etapa do projeto que busca diagnosticar e aprimorar a produção do queijo Minas Frescal em propriedades do Arranjo Produtivo Local (APL) Queijo Minas do Caminho.

Onze queijarias selecionadas para participar do projeto, localizadas em municípios do APL como Juiz de Fora, Chácara e Matias Barbosa, estão passando por uma série de procedimentos técnicos. As ações incluem coleta de amostras de leite, queijo e água, além da análise de fungos e outros componentes responsáveis por dar características ao produto final.

“Estamos visitando as queijarias para realizar a coleta de leite e de queijo, além de amostras de água para verificar sua qualidade. Também fazemos a coleta de swab em equipamentos, como formas e mesas, e nas mãos dos manipuladores, a fim de avaliar as condições de higiene. Outra ação é a análise do ambiente, com a investigação de fungos filamentosos e leveduras, para verificar se há contaminação no ar, tanto na área de produção quanto na câmara fria e nos refrigeradores”, explica Denise Sobral, pesquisadora da EPAMIG ILCT e coordenadora do projeto.

Entre os procedimentos técnicos, inclui-se também a aplicação de um questionário que busca avaliar os animais da propriedade, a litragem de leite produzida, os métodos de realização da ordenha, técnicas de produção e realização de limpeza.

Após a análise da composição físico-química e dos aspectos microbiológicos, os resultados serão associados aos dados de medidas, peso, textura e cor dos queijos, visando identificar se há um padrão entre os queijos Minas Frescal produzidos pelas queijarias do APL Caminho Novo.

“Com base em todos os resultados, iremos elaborar laudos individuais que terão o papel de direcionar as orientações que serão dadas aos produtores, indicando possíveis fontes de contaminação e os pontos que podem ser aprimorados para melhoria de qualidade do produto, competitividade e fortalecimento do arranjo produtivo local”, destaca Denise.

A pesquisadora também ressalta que o objetivo principal do projeto é passar um “pente fino” nas queijarias, visualizando o panorama dos queijos do APL. A partir disso, os produtores terão a oportunidade de participar de treinamentos teóricos e práticos nas instalações da EPAMIG ILCT, referência no setor de laticínios desde 1935.

Impacto das estações do ano

As primeiras coletas estão sendo realizadas na época das águas, período do ano marcado por maior volume e regularidade de chuvas. Para avaliar possíveis mudanças nas características do queijo, uma nova etapa de análises será executada durante o período de seca. As orientações e capacitações destinadas aos produtores só serão colocadas em prática após a realização das duas coletas.

Parcerias e apoio

O projeto “Caracterização do queijo Minas do Caminho Novo e capacitação dos produtores do arranjo produtivo local – APQ-03900-23” é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG)

Escrito por: Epamig

Anterior

Projeto prevê transformar resíduos orgânicos em composto enriquecido com microrganismos

Próximo

Em Sergipe, construção da Adutora do Leite tem 1º sessão pública de licitação

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}