Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Café
13/02/2026
Incaper

Projeto de Cafeicultura Sustentável fortalece produção e qualidade do café capixaba

0
0

Projeto oferece assistência técnica e extensão rural a produtores de café arábica e conilon

12/02/2026 | Assessoria de Comunicação – Incaper/ES

Foto: Reprodução/Incaper-ES

O Espírito Santo avança na consolidação de uma cafeicultura mais produtiva, sustentável e competitiva por meio do Projeto de Cafeicultura Sustentável. A iniciativa integra produtividade, qualidade e responsabilidade socioambiental, com metas de ampliar a produção das lavouras, aumentar a oferta de cafés especiais e promover a sustentabilidade da atividade no estado.

Coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o projeto teve início em 2024 e seguirá até 2027. A iniciativa busca consolidar a cafeicultura capixaba como referência mundial em sustentabilidade, inovação tecnológica e agregação de valor.

O projeto oferece assistência técnica e extensão rural a produtores de café arábica e conilon. Para participar, o cafeicultor deve procurar o escritório local do Incaper em seu município e solicitar a inclusão da propriedade no programa. Após o cadastro, um técnico realiza visita à área para diagnóstico baseado em 39 indicadores de sustentabilidade, alinhados a protocolos internacionais.

A partir dessa avaliação, é elaborado um plano de ação personalizado, com orientações voltadas às dimensões ambiental, econômica e social da propriedade. O objetivo é elevar os níveis de adequação da sustentabilidade, melhorar o manejo da lavoura e qualificar as etapas de colheita e pós-colheita. Os técnicos acompanham a implementação das melhorias ao longo do processo.

O programa também promove a transferência de tecnologias por meio da implantação de unidades demonstrativas em propriedades cadastradas. Entre as ações estão unidades de manejo de irrigação, microterraceamento, jardins clonais, secagem de grãos e processamento de cafés especiais. Além disso, são realizados dias de campo, cursos, excursões técnicas e eventos especiais que incentivam a troca de experiências, a capacitação contínua e a adoção de boas práticas.

De acordo com o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, o programa reforça o protagonismo do Espírito Santo no cenário cafeeiro.

“O Programa de Cafeicultura Sustentável organiza e direciona ações estratégicas para que o produtor capixaba avance em produtividade, qualidade e responsabilidade socioambiental. Estamos apoiando o cafeicultor com assistência técnica qualificada, inovação e planejamento, para garantir renda no campo e fortalecer ainda mais a posição do Espírito Santo como referência nacional e internacional na produção de cafés”, destacou.

Para a gerente de Projetos de Cafeicultura, Aline dos Santos Silva, as ações práticas são fundamentais para transformar conhecimento em resultados no campo.

“As atividades aproximam os produtores das inovações técnicas, permitem a demonstração de manejos mais eficientes e incentivam a adoção de soluções adaptadas à realidade de cada propriedade. Essa integração entre técnicos, produtores e instituições é decisiva para elevar a produtividade, aprimorar a qualidade do café e fortalecer a sustentabilidade socioambiental da atividade”, afirmou.

Segundo o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel, o projeto amplia o alcance da assistência técnica ao produtor e fortalece a cafeicultura capixaba, um dos pilares da economia do Espírito Santo.

“Presente em praticamente todos os municípios, a cafeicultura tem papel estratégico na geração de renda, emprego e na dinamização do meio rural. O Projeto Cafeicultura Sustentável já alcançou cerca de 6.200 propriedades, o que evidencia sua capilaridade e a confiança dos produtores no trabalho realizado. Esse resultado contribui para o desenvolvimento socioeconômico e para consolidar uma agricultura capixaba cada vez mais estruturada, sustentável e competitiva”, destacou.

O extensionista do Incaper, Welington Braida Marré, que é um dos coordenadores do projeto, enfatiza o caráter técnico e prático da iniciativa.

“O diferencial do projeto está no diagnóstico detalhado das propriedades, baseado em indicadores de sustentabilidade, que permite identificar pontos críticos e orientar intervenções precisas no manejo da lavoura. Com planos de ação personalizados, acompanhamos desde práticas de conservação do solo e uso eficiente da água até melhorias na colheita e pós-colheita, contribuindo diretamente para ganhos de produtividade, qualidade do café e sustentabilidade da atividade”, explicou.

Escrito por: Incaper

Anterior

Programa voltado às Mulheres Rurais tem nova fase do RN

Próximo

Feira de Porto Vera Cruz recebe inscrições para exposição de agroindústrias familiares gaúchas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}