Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
05/12/2025
Emdagro

Programa Prodeter Agroecologia é lançado com foco no desenvolvimento sustentável dos territórios e fortalecimento da economia

0
0

Iniciativa integra instituições e fortalece a transição agroecológica com financiamento, capacitação e articulação territorial​

05/12/2025 | Assessoria de comunicação – Emdagro

Reprodução – Emdagro

​

O auditório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em Aracaju, recebeu, nesta quinta-feira, 4, o lançamento estadual do programa Prodeter Agroecologia, iniciativa do Banco do Nordeste (BNB) construída em parceria com a Emdagro e diversas instituições que atuam no fortalecimento da agricultura familiar e de base agroecológica.

O plano marca um movimento inédito no Nordeste: pela primeira vez, um estado recebe um Prodeter de Agroecologia com abrangência total do território, permitindo que agricultores familiares de todas as regiões sergipanas tenham acesso articulado a crédito, capacitações e estratégias de comercialização.

O evento reuniu representantes institucionais, agentes financeiros, técnicos, lideranças de movimentos sociais e agricultores de diferentes territórios, como Baixo São Francisco, Alto Sertão, Sul Sergipano e Grande Aracaju. A meta é estruturar a cadeia produtiva da agroecologia, reduzir gargalos históricos e ampliar o acesso ao financiamento rural.

O lançamento ocorreu na sede da Emdagro justamente pelo papel central que a empresa pública vem assumindo na pauta da agroecologia. Com a criação da Coordenadoria de Agroecologia, a Emdagro ganhou novas condições para articular políticas públicas, qualificar produtores e ampliar a transição agroecológica no estado.

Na abertura do evento, o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, destacou que o trabalho da empresa se soma ao Prodeter em várias frentes — da mobilização ao apoio técnico e elaboração de projetos. “O Banco do Nordeste escolheu lançar o plano aqui na Emdagro porque, agora, temos uma Coordenadoria de Agroecologia, e nada mais justo do que mobilizar os produtores para conhecerem as novas linhas de financiamento que começam a valer a partir de hoje. Para se ter uma ideia, só este ano já elaboramos mais de dez projetos na área de agroecologia — dois aprovados pelo banco e outros em análise. A ideia é pegar na mão do agricultor do início ao fim, garantindo que ele tenha acesso ao crédito e às tecnologias necessárias”, comentou.

representando o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Sergipe, Antônio César de Santana, Erison Aurélio Viana destacou que o Prodeter é construído em conjunto, numa parceria entre Emdagro, Banco do Nordeste, Senar, Sebrae, secretarias municipais, Embrapa, UFS, IFS, cooperativas e movimentos sociais. “Todo mundo participa do comitê que constrói e executa o plano ao longo de até dois anos. De janeiro a outubro deste ano, o Banco do Nordeste financiou mais de 900 operações de crédito em sistemas orgânicos e agroecológicos em Sergipe, ultrapassando R$ 15,5 milhões investidos. A expectativa é crescer ainda mais com o fortalecimento dessas parcerias”, pontuou.

Segundo o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Lenny Falcão, reforçou que o Prodeter está lançando três novos planos que passam a cobrir todo o estado. “Hoje, estamos lançando três novos planos de ação da agroecologia, que somam-se ao que foi lançado no ano passado. Isso nos permite chegar ao estado inteiro, com ações de capacitação, organização e estruturação da cadeia produtiva. O plano lançado no ano passado no Sertão Ocidental vem sendo executado com êxito. Ele foca especialmente na comercialização, que é hoje um dos grandes gargalos para produtos orgânicos”, ressaltou.

Sergipe como referência no Nordeste

O coordenador de Agroecologia da Emdagro, Waltenis Braga, destacou que a proposta de um Prodeter Agroecologia estadual nasceu dentro da própria Emdagro e foi apresentada ao Banco do Nordeste após diálogos em atividades técnicas realizadas no território. “Com a criação da Coordenadoria de Agroecologia, conseguimos ampliar a interlocução com diversas instituições. Em um evento em Lagarto, percebemos que Sergipe precisava de um plano estadual, já que a agroecologia está espalhada por todo o território. A proposta foi aceita, seguiu para a direção nacional e hoje somos pioneiros no Nordeste com um Prodeter Agroecologia estadual. Isso aumenta a confiança do produtor, que passa a ter mais facilidade de acessar crédito rural — fundamental para suas inversões na propriedade”, pontuou.

Waltenis também reforçou que a Emdagro atua qualificando os agricultores, elaborando o CAF, orientando sobre as linhas de crédito e ajudando na elaboração de projetos quando necessário. A adesão vem crescendo, e as equipes estão articuladas com os escritórios locais, movimentos sociais e com os agentes territoriais do Banco do Nordeste para garantir que cada produtor — seja iniciante na transição ou já certificado — encontre o caminho certo para financiar, estruturar e expandir sua produção agroecológica.

Palestras

Durante o lançamento, foram ministradas palestras que visam apresentar o cenário atual da agroecologia em Sergipe, as ações que vêm sendo desenvolvidas e o detalhamento do plano. O pesquisador da Emdagro Marcelo Mendonça apresentou os avanços da pesquisa em agroecologia. O coordenador de Agroecologia Waltenis Braga mostrou como a Emdagro vem atuando para fortalecer a produção agroecológica em todo o estado. E, por fim, o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do BNB, Lenny Falcão, detalhou como o Prodeter vai atuar para atingir a todo o estado.

Escrito por: Emdagro

Anterior

Com Emater-PA, indígenas Tembé de Santa Luzia receberão mais de R$ 1 milhão e 800 mil de crédito rural

Próximo

Emater-MG define ações de recuperação das propriedades rurais atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}