Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
23/10/2025
Asbraer

Plantio direto é solução para conservar o solo e aumentar produtividade

0
0


Rede Asbraer promove capacitações e incentiva a adoção da técnica entre agricultores familiares

23/10/2025 | Assessoria de Comunicação – Asbraer | Ana Karoliny Barros

Foto: Epagri/SC

O solo é a base da produção de alimentos e, por isso, um dos recursos mais degradados pela ação humana. Nesta quinta-feira (23), celebra-se o Dia Nacional do Plantio Direto. Instituído pela Lei 14.609/23, a data conscientiza sobre a importância de conservar o solo e produzir de forma sustentável. Com a atuação da Ater Pública e da Pesquisa Agropecuária, essa técnica vem sendo cada vez mais disseminada e executada pelos agricultores familiares.

O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma das principais ferramentas para conciliar alta produtividade e sustentabilidade ambiental. A técnica consiste em cultivar sem revolver o solo, mantendo a palhada e a cobertura vegetal, o que protege o terreno da erosão, conserva a umidade e melhora a fertilidade natural. O SPD permite a rotação e a diversificação de cultura, ajudando a manter a saúde do solo.

No Oeste catarinense, a Epagri desenvolve um projeto-piloto de Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) para autoconsumo na propriedade do casal Luiz Carlos de Paula e Cecília Neckel de Paula, em Planalto Alegre. A iniciativa envolve o plantio de hortaliças e grãos em uma área de menos de um hectare, com etapas planejadas e executadas junto aos extensionistas da empresa.

Antes do cultivo, o solo passou por correção e semeadura de plantas de cobertura, conhecidas como adubos verdes. Em setembro, o casal realizou, com apoio técnico, o acamamento das plantas, uma prática que consiste em deitar a vegetação, sem cortá-la, formando uma camada protetora sobre o solo. Essa cobertura reduz a incidência solar direta, diminui a erosão e aumenta a infiltração de água e o fluxo de oxigênio, fatores que favorecem a ciclagem de nutrientes no solo.

O sistema permite que as plantas de cobertura convivam com o cultivo principal, equilibrando o ambiente e enriquecendo o solo. No projeto, dez variedades de culturas, entre grãos e hortaliças como couve, tomate, feijão, abóbora, milho e mandioca, foram plantadas em quatro talhões, com rotação planejada e uso de biofertilizantes produzidos na própria propriedade.

O projeto é também um espaço de aprendizado coletivo. Agricultores de Planalto Alegre e de municípios vizinhos participam de mutirões, trocam conhecimentos e fortalecem o grupo de agroecologia Verde Alegre, formado em 2017. A Epagri, com seus extensionistas e pesquisadores, leva ciência, tecnologia e orientação aos agricultores, promovendo sustentabilidade e economia na produção de alimentos.

Em Minas Gerais, a Emater-MG reforça a importância da Ater na adoção do plantio direto como estratégia para enfrentar as mudanças climáticas e garantir rentabilidade. 

“Solos compactados trazem raízes pouco desenvolvidas, que sentem muito mais o efeito da falta de chuvas. Em todo cultivo, o produtor tem que se preocupar com o solo, que não é só uma base para a sustentação física da planta. A sustentabilidade do planeta depende de termos solos vivos, rico em microrganismos e matéria orgânica. Além da baixa produção, quando há perda de solo, temos problemas ainda com os recursos hídricos, pois o solo vai assorear córregos e rios”, alerta o coordenador estadual de Culturas da Emater, Sérgio Brás Regina.

Ele destaca que a assistência técnica é decisiva para o sucesso da safra. “Sem assistência técnica, o agricultor tem uma produtividade menor e fica à mercê de vendedores, que estimulam a aquisição de produtos desnecessários. Com assistência técnica, o produtor parte para uma análise e correção do solo, usa sementes e insumos adequados e convive melhor com as questões climáticas, correndo menos riscos”.

A Emater-MG recomenda que os produtores façam análises químicas, físicas e biológicas do solo e adotem práticas conservacionistas, como o plantio direto e o uso de plantas de cobertura. 

Em todo o Brasil, as 31 associadas da Asbraer mostram aos agricultores familiares que é possível produzir mais, degradar menos e ofertar alimentos de qualidade. A Ater Pública e a Pesquisa Agropecuária são a ponte entre o conhecimento e a prática, promovendo inovação, produtividade, sustentabilidade e segurança alimentar. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Iracemápolis/SP

Próximo

Idam celebra o aniversário de Manaus e o trabalho realizado junto aos mais de 1,4 mil agricultores familiares da capital

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}