Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
28/11/2025
Asbraer

Incaper orienta produtores e técnicos do sul capixaba sobre manejo agroecológico do solo

0
0


​O principal objetivo foi contribuir para a elaboração de Planos Municipais de Agroecologia da região

28/11/2025 | Assessoria de comunicação – Incaper

Reprodução – Incaper

​

A Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci) recebeu, neste mês, o curso Manejo Agroecológico dos Solos, ministrado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Cerca de 35 participantes — entre estudantes, agricultores, extensionistas e técnicos de prefeituras da região Sul-Caparaó — aprofundaram conhecimentos sobre práticas que elevam a fertilidade do solo, reduzem custos de produção, ampliam a biodiversidade e favorecem a conservação dos recursos naturais.

Conduzida pelo pesquisador em Agroecologia Jhonatan Marins Goulart, a capacitação integra as ações do Pacto Ecológico Capixaba, iniciativa coordernada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e apoiada pelo Incaper. O principal objetivo foi contribuir para a elaboração de Planos Municipais de Agroecologia da região. 

Ao longo dos dois dias de atividades (14 e 15 de novembro), os participantes tiveram contato com estratégias teóricas e práticas voltadas à construção e manutenção da fertilidade, passando por temas como saúde do solo, produção de bioinsumos, práticas conservacionistas e alternativas de manejo fitossanitário.

O grupo também conheceu diferentes espécies utilizadas na cobertura do solo e adubação verde. As fabáceas (leguminosas) ganharam destaque por sua capacidade de aporte biológico de nitrogênio, por meio da associação com bactérias fixadoras. Entre as plantas apresentadas estavam crotalárias (juncea, spectabilis, ochroleuca e grahamiana), feijão-de-porco,tephrosias (sinapou e vogelii)e diversas variedades demucuna(cinza, preta, verde e anã).

Outro tema abordado foi a produção de fertilizantes fermentados, como o bokashi, elaborado a partir de resíduos agrícolas e agroindustriais. A técnica, de baixo custo e fácil aplicação, contribui para a reciclagem de nutrientes, reduz passivos ambientais e fortalece práticas alinhadas à economia circular.

“Adotar esse tipo de manejo favorece a recomposição da matéria orgânica, melhora a estrutura física do solo, estimula a vida microbiana, amplia a infiltração de água, reduz a compactação e recupera a fertilidade ao longo do tempo. É uma abordagem que conserva e também regenera a capacidade produtiva e ecológica das áreas cultivadas”, assinala Jhonatan Goulart.

Além do pesquisador, atuaram na organização do curso o extensionista Gustavo Rovetta Pereira (vinculado à Coordenação de Agroecologia do Incaper e à Comissão de Agroecologia e Produção Orgânica do Fesciat/MPES), a Efaci, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Pregão Eletrônico – Formoso do Araguaia/TO

Próximo

Agricultores de Porto Mauá recebem orientações sobre irrigação

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}