Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
28/01/2026
Incaper

Incaper amplia atendimento em 2025 e fortalece protagonismo no campo capixaba

0
0

O número de beneficiários representa um crescimento de quase 15% em relação a 2024 e é o maior registrado nos últimos cinco anos

26/01/2026 | Assessoria de comunicação – Incaper

Reprodução – Incaper

​

Os serviços públicos de assistência técnica e extensão rural ampliaram seu alcance no Espírito Santo em 2025. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou 83.550 atendimentos ao longo do ano, beneficiando diretamente 44.215 pessoas em todo o Estado. O número de beneficiários representa um crescimento de quase 15% em relação a 2024 e é o maior registrado nos últimos cinco anos.



“Quando ampliamos o atendimento no campo, fortalecemos a agricultura capixaba como um todo. A assistência técnica e a extensão rural promovem produtividade, renda, segurança alimentar e desenvolvimento regional. São serviços públicos que geram retorno social, econômico e ambiental para o Espírito Santo. Na prática, é o extensionista orientando o produtor, ajudando a melhorar a produção, a qualidade de vida da família, a acessar políticas públicas e a produzir de forma mais sustentável. Esses números mostram o protagonismo do Incaper, que segue se fortalecendo para cumprir seu papel de apoiar quem vive e trabalha no meio rural”, destaca o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel.

Do total de pessoas atendidas em 2025, 34.278 pertencem a públicos prioritários da política pública de assistência técnica e extensão rural, o que corresponde a aproximadamente 77,5% do total de beneficiários. Desse grupo, 31.102 são agricultores familiares, além de assentados, quilombolas, indígenas e pescadores, que juntos somaram 3.176 pessoas atendidas, reforçando o papel do Incaper na promoção da inclusão produtiva, da segurança alimentar e do desenvolvimento rural sustentável.

A atuação da equipe de extensionistas do Incaper também alcançou outros públicos estratégicos, que somaram quase 10 mil pessoas e organizações atendidas. Entre eles estão agricultores não enquadrados como familiares, estudantes, artesãos, representantes de associações e cooperativas, conselhos, sindicatos, organizações da sociedade civil e técnicos de outras instituições, ampliando o alcance das ações de orientação, capacitação e difusão de conhecimentos no meio rural capixaba.

De acordo com o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural do Incaper, Agno Tadeu da Silva, os resultados obtidos em 2025 refletem o fortalecimento da capacidade operacional da instituição, que tem escritórios locais em todos os 78 municípios capixabas.

“Esse é o melhor desempenho desde 2019, período pré-pandemia, e está diretamente relacionado ao reforço da equipe de extensionistas, com a entrada de novos profissionais em 2024 e 2025, aprovados em concurso público, o que ampliou significativamente nossa capacidade de atendimento em todas as regiões do Estado”, destaca.

Cafeicultura concentra maior volume de atendimentos

A cafeicultura, principal atividade agrícola do Espírito Santo, foi o setor que concentrou o maior volume de atendimentos em 2025. A atividade respondeu por 63,16% do total dos atendimentos realizados, o que corresponde a cerca de 52,8 mil atendimentos feitos pela equipe técnica do Incaper. 

Mais de 60% dos atendimentos foram dedicados à cafeicultura, principal atividade agrícola do EstadoO destaque se justifica pela importância econômica e social da cafeicultura para o Estado, que envolve milhares de agricultores familiares e exerce papel estratégico na geração de renda, emprego e desenvolvimento regional. Na sequência aparecem a fruticultura (10,10% dos atendimentos), a bovinocultura (8,27%), a olericultura (3,4%) e a pesca, que passou a figurar entre as áreas mais assistidas, com 2,66% dos atendimentos.

Segundo Agno Tadeu, o crescimento dos atendimentos na área da pesca está diretamente ligado ao reforço da equipe técnica.

“Pela primeira vez, a pesca figura entre as áreas mais assistidas. Isso está relacionado à entrada de novos engenheiros de pesca via concurso público, o que ampliou a capacidade de atendimento e acompanhamento técnico desse setor”, ressalta.

Mais de 47 mil atividades realizadas

Em 2025, o Incaper realizou 47.827 ações de assistência técnica e extensão rural, com destaque para os atendimentos presenciais, o atendimento remoto e as visitas técnicas, que juntos somaram 43.012 ações. Os atendimentos presenciais totalizaram 28.878 registros, enquanto o atendimento remoto alcançou 5.598 ações.

As visitas técnicas somaram 8.536 registros, evidenciando a presença constante dos extensionistas nas propriedades rurais capixabas. Também foram realizadas 880 visitas voltadas à coleta de dados para pesquisa, fortalecendo a integração entre extensão rural e produção de conhecimento científico.


Capacitação e acesso a políticas públicas fortalecem o meio rural



Além do atendimento direto aos produtores, o Incaper promoveu e apoiou cursos, dias de campo, oficinas, palestras, reuniões, seminários e encontros, além de ações como demonstrações de método, diagnósticos rápidos participativos e implantação de unidades demonstrativas e de observação.

Também foram elaborados projetos técnicos e de crédito rural, incluindo iniciativas voltadas ao crédito fundiário, desenvolvimento rural e acesso a políticas públicas, ampliando as oportunidades de investimento e geração de renda no meio rural.



O que faz a assistência técnica e extensão rural

A assistência técnica e extensão rural é o serviço que leva orientação prática e acompanhamento técnico diretamente ao produtor. Na prática, o extensionista ajuda a melhorar a produção, tornar a propriedade mais eficiente, reduzir riscos, adotar práticas sustentáveis e organizar a gestão da atividade rural.

Esse trabalho inclui capacitações, visitas às propriedades e orientações em campo, além do apoio a agricultores, pescadores e organizações rurais no acesso a políticas públicas, mercados institucionais e iniciativas de agregação de valor. Como resultado, contribui para o aumento da produtividade, a diversificação da produção, o fortalecimento da renda das famílias e a permanência das famílias no campo, mesmo diante de desafios climáticos e de mercado.



Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

Escrito por: Incaper

Anterior

Com assistência da Empaer-PB e recursos do Pronaf produtor de hortaliças de Cajazeirinhas conquista mercado

Próximo

Boas práticas no processamento do mel são tema de nova cartilha da Emater-MG

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}