Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e Médios
11/01/2026
Emater RS

Equipes da Emater/RS-Ascar darão início aos diagnósticos e à elaboração dos Planos Individuais de Ações Integradas

0
0

Centro e trinta e um municípios já estão aptos para a fase de diagnóstico e construção dos planos

07/01/2026 | Assessoria de Comunicação – Emater-RS/Ascar e Ascom SDR

Foto: Emater-RS/Ascar

O Programa Operação Terra Forte inicia nesta terça-feira (06/01) as saídas a campo em 131 municípios do Rio Grande do Sul, com visitas técnicas às propriedades beneficiadas para a realização de diagnósticos e a elaboração dos Planos Individuais de Ações Integradas (PIAIs). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executada pela Emater/RS-Ascar.

Até o momento, os 131 municípios já estão aptos para a fase de diagnóstico e construção dos PIAIs, etapa fundamental do programa.

O PIAI é um documento técnico individualizado, elaborado com o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), que define as ações de recuperação produtiva, ambiental e de fortalecimento da resiliência climática das propriedades rurais. Com base nesse plano, cada agricultor familiar poderá receber um auxílio financeiro de até R$ 30 mil, em parcela única, por meio do Cartão Cidadão, destinado à execução das medidas previstas.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a recuperação do solo é estratégica para garantir produtividade, renda e sustentabilidade na agricultura familiar. “Investir na recuperação do solo é investir no futuro da agricultura familiar. Com a Operação Terra Forte, estamos fortalecendo a base produtiva das propriedades. Essa é uma ação de grande alcance, que só se torna possível graças à parceria com a Emater/RS-Ascar, que leva assistência técnica qualificada e presença permanente a todas as regiões do Estado”, afirmou Covatti.

Entregas já realizadas fortalecem a execução do programa

Em solenidade realizada no dia 22 de dezembro, na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite, foram entregues os primeiros 12 Cartões Cidadão aos produtores contemplados. No mesmo ato, foram entregues 121 veículos, que irão estruturar e fortalecer a capacidade operacional da Emater/RS-Ascar, garantindo melhores condições de deslocamento para as equipes técnicas que atendem diretamente os agricultores familiares em todo o Estado. Além disso, foram distribuídos 535 aparelhos de telefonia móvel às equipes envolvidas na execução do programa.

Para o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, o enfrentamento dos desafios atuais passa pela união entre conhecimento técnico, presença no campo e compromisso com o produtor rural. “Superar os desafios que temos pela frente significa colocar em prática o maior programa de recuperação de solos do Estado, valorizando a Extensão Rural e Social como instrumento essencial. É a atuação técnica, aliada ao entusiasmo e à presença constante no campo, que transforma conhecimento em resultados concretos para o produtor e para a agricultura gaúcha”, concluiu Schwerz.

Governança, financiamento e reconstrução do RS

O Programa Operação Terra Forte é financiado com recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), com investimento inicial de R$ 300 milhões. A iniciativa integra os esforços do governo estadual para a reconstrução do RS após os eventos climáticos extremos, tendo a agricultura familiar como eixo estratégico.

A primeira reunião do Comitê Gestor do Programa Terra Forte deve ocorrer na próxima semana. O colegiado será composto por representantes de 15 instituições, incluindo órgãos do governo estadual, secretarias, Farsul, Fetraf, Fetag e Emater/RS-Ascar.

O programa contempla quatro eixos de atuação:

Eixo 1: Transferência direta de recursos ao produtor

Eixo 2: Assistência Técnica e Extensão Rural – diagnósticos e PIAIs

Eixo 3: Qualificação de patrulhas agrícolas mecanizadas

Eixo 4: Governança e parcerias institucionais

Considerado o maior programa de recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática da agricultura familiar já proposto pelo Estado, o Terra Forte promove práticas sustentáveis, difunde tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e posiciona a agricultura familiar como protagonista no processo de reconstrução do Rio Grande do Sul.

Próximas publicações

​

Está prevista a análise de aproximadamente 250 novos processos, com a publicação da relação de municípios com beneficiários selecionados. A divulgação ocorrerá no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul (DOE RS), com previsão até o dia 9 de janeiro de 2026.

Mais informações

Os agricultores familiares interessados podem buscar informações nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar ou pelo e-mail: operacaoterraforte@emater.tche.br. 

Escrito por: Emater RS

Anterior

Emater-RO inicia ano com apresentação de resultado e anúncios de metas e benefícios aos empregados

Próximo

IDR-Paraná recebe novos profissionais para reforçar pesquisa e extensão no campo

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}