Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
CaféPequenos e Médios
16/12/2025
Epagri Epagri

Epagri fortalece cadeia produtiva do café no Litoral Sul de SC

0
0

Foram capacitados 19 técnicos e 106 produtores rurais.​

16/12/2025 | Assessoria de comunicação – Epagri

Reprodução – Epagri

​

Ao longo de 2025 a Epagri realizou uma série de ações estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva do café no Litoral Sul catarinense. A principal delas foi a promoção de seis cursos, envolvendo os municípios de Garopaba, Tubarão, Imaruí, Praia Grande e Paulo Lopes. Foram capacitados 19 técnicos e 106 produtores rurais.

Diego Adilio da Silva, extensionista da Epagri em Treze de Maio, explica a metodologia aplicada. Primeiro a Epagri capacitou seus profissionais, garantindo alinhamento conceitual e segurança técnica. Na segunda etapa, esses técnicos  passaram a replicar os conteúdos junto aos produtores rurais. “Essa abordagem ampliou o alcance e permitiu que os agricultores recebessem orientações qualificadas sobre implantação, manejo e aprimoramento da qualidade dos cafés especiais”, argumenta o extensionista. 

Os conteúdos ministrados nos cursos foram baseados no material técnico “Café Especial: do plantio ao mercado”, elaborado pela Epagri. Foram abordados temas como escolha de variedades, produção de mudas, manejo nutricional e fitossanitário, poda e renovação de lavouras, sombreamento, técnicas de colheita e pós-colheita, além de conceitos de qualidade, defeitos do grão, secagem e classificação.

Além dos cursos, foram realizadas 21 ações específicas na cultura do café ao longo de 2025, alcançando 138 famílias agricultoras nas regiões da Grande Florianópolis, Tubarão e Criciúma. As atividades envolveram atendimentos individuais, visitas técnicas, orientações sobre sistemas agroflorestais e acompanhamento de áreas implantadas.

Propriedade em São Pedro de Alcântara produz café em sistema agroflorestal, associado à banana e palmeira juçara (Foto Fábio Zambonim / Epagri)

Ações de extensão contribuem para a aplicação de resultados científicos

​

As iniciativas estão vinculadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela Epagri/Ciram, com destaque para o trabalho liderado pelos pesquisadores Fábio Martinho Zambonim e Valéria Pohlmann, que contempla estudos sobre ecofisiologia do café, sistemas agroflorestais e análise de risco climático para Coffea arabica em Santa Catarina. “As ações de extensão contribuem diretamente para a aplicação prática dos resultados científicos e para o fortalecimento de sistemas produtivos mais resilientes e sustentáveis no Estado”, define Diego.

O extensionista ressalta ainda a parceria com o Campus Araquari do Instituto Federal Catarinense (IFC), e agradece especialmente os professores Fabrício Moreira Sobreira e Fernando Prates Bisso. Segundo ele, a participação destes atores foi decisiva na geração e difusão de conhecimentos que qualificam o avanço da cafeicultura catarinense.

cafeicultura vem se consolidando como oportunidade de diversificação de renda para as propriedades rurais catarinenses

Diego lembra que a cafeicultura vem se consolidando como uma importante oportunidade de diversificação e renda para as propriedades rurais, especialmente quando integrada ao turismo rural, agregando valor ao território, promovendo experiências sensoriais e fortalecendo a identidade regional. “Com capacitação, pesquisa aplicada e cooperação entre instituições, Santa Catarina retoma sua tradição histórica na produção de café, agora com foco na qualidade, sustentabilidade e inovação”, finaliza o extensionista.

Escrito por: Epagri Epagri

Anterior

Incaper desenvolve solução que reduz custo da produção de mudas de maracujá

Próximo

EPAMIG promove dia de campo sobre cafeicultura orgânica

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}