Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Mercado
28/01/2026
Epagri Epagri

Epagri disponibiliza favorabilidade climática para ocorrência de praga que pode comprometer a produção de abacate

0
0

Cultivo de abacate em Santa Catarina tem potencial significativo em SC​

21/01/2026 | Assessoria de comunicação – Epagri

Reprodução – Epagri

​

Quem cultiva abacate em Santa Catarina já pode saber quantas gerações anuais de broca-do-abacate (Stenoma catenifer) deve enfrentar, bem como a duração de cada uma delas, de acordo com a temperatura do ar. A informação está disponível no portal Agroconnect, da Epagri/Ciram, que traz também o potencial térmico para a distribuição espacial da praga no Estado. As informações são atualizadas diariamente. 

Segundo a pesquisadora Iria Sartor Araújo, esta é mais uma ação do projeto Miríades, desenvolvido pela Epagri/Ciram e coordenado por ela para apoiar o Manejo Integrado de Pragas (MIP), garantindo uma abordagem eficiente, econômica e sustentável no controle de infestações agrícolas.  

Dentro do projeto já foram calculadas a favorabilidade para ocorrência de cigarrinha-do-milho, lagarta-do-cartucho-do-milho, tripes e mariposa oriental das fruteiras. O Miríades também desenvolveu o monitoramento da distribuição e duração de ciclos de vida do mosquito da dengue. Tudo está disponível para livre acesso no Agroconnect. 

Produção de abacate tem potencial em SC

​

Hamilton Vieira, pesquisador da Epagri/Ciram e integrante do projeto Miríades, explica que, diante do cenário de mudanças climáticas, o objetivo é conhecer a influência das condições do clima tanto em insetos e culturas de grande importância socioeconômica, como também em pragas e culturas com potencial de desenvolvimento em Santa Catarina.

O cultivo de abacate em Santa Catarina tem potencial significativo, especialmente em regiões litorâneas e em áreas com condições climáticas amenas, que minimizam o risco de geadas. Neste cenário, a divulgação antecipada da favorabilidade de ocorrência da broca-do-abacate no território catarinense ganha relevância econômica e ambiental, já que permite que produtores planejem a instalação de pomares levando em consideração as informações divulgadas.

Praga foi identificada no Brasil em 1923

​

A bibliografia aponta que a praga foi identificada no Brasil pela primeira vez em 1923. Trata-se de uma espécie neotropical relatada na Venezuela, Peru e México. No território nacional, tem distribuição generalizada e é frequente nos principais estados produtores: SP, MG, ES e PR.

O pesquisador explica o ciclo de vida da broca-do-abacate. As mariposas realizam posturas em fissuras, pedicelos e pedúnculos dos frutos. As lagartas eclodem e perfuram a casca (exocarpo), alimentam-se inicialmente da polpa (endocarpo), até atingir o caroço, e causam sérios danos aos frutos, com perdas de até 100% da produção.

A favorabilidade térmica para estimar o número de gerações anuais, a duração de cada ciclo e a distribuição espacial da praga foi calculada com o uso de uma equação matemática. O cálculo leva em conta a duração em horas do desenvolvimento da mariposa Stenoma catenifer, do ovo até a fase adulta, em função da temperatura média horária. Hamilton explica que, por terem pequena massa corporal, os insetos são altamente dependentes da temperatura ambiente. 

Por: Gisele Dias, jornalista Epagri

Escrito por: Epagri Epagri

Anterior

Incaper vai desenvolver novas variedades de inhame adaptadas ao Espírito Santo

Próximo

Cultivo de sorgo é alternativa para diversificar a produção

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}