Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
ClimaNaturezaPequenos e Médios
13/11/2025
Asbraer

Emater-PA participa de painéis da COP 30 e reafirma compromisso com a agricultura familiar

0
0

Empresa de ater pública também irá lançar aplicativo para facilitar acesso no atendimento ao pequeno produtor em todo o estado​

13/11/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) vai participar de diversos painéis na Green Zone e na Agri Zone (Arena Agri Talks), na Embrapa, durante a programação da COP 30 (30ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas), entre os dias 10 e 21 de dezembro, além de programações externas durante todo o evento.

No Pavilhão Pará, dia 10, a empresa pública apresenta painel sobre “Bioinsumos Amazônicos: Convertendo Resíduos Orgânicos em Produtividade para Hortirutíferas – compostagem de resíduos orgânicos de comercialização de hortifrutigranjeiros”, com o engenheiro agrônomo e extensionista rural Antônio Carlos, do Escritório Local da Emater em Santa Bárbara do Pará. 

Já no dia 14, o painel de destaque será “Mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais como Estratégia para Transição à Economia de Baixo Carbono”, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas) e será apresentado pela coordenadora de Operações (Coper), da Emater-Pará, Camila Salim.

Segundo a engenheira ambiental e mestre em ciências ambientais, o mecanismo de pagamento por serviços ambientais surgiu através de um projeto piloto, que valoriza o território sustentável e pode gerar renda para os agricultores familiares, conservando a natureza e seus recursos naturais. 

“O Estado reconhece os benefícios que esses agricultores são capazes, ao utilizar as práticas de conservação ambiental, de recuperação de suas áreas degradadas. E a Emater, que já está no dia a dia com o agricultor familiar, fortalece essas práticas, incentivando-os a aderir a esse projeto piloto, para que diminua o desmatamento e aumente a demanda de implementação de projetos de recuperação de áreas degradadas, de Sistemas Agroflorestais (SAFs), gerando renda para esse agricultor familiar e mantendo a floresta em pé”, esclareceu.

Povos tradicionais –No dia 15, o debate será voltado para povos tradicionais com o tema “Ater Indígena na Região do Planalto Santareno: Uma experiência pioneira”, que vai destacar as diversas iniciativas e resultados de ações voltadas para povos indígenas atendidos pela Emater na região e será ministrado pelos extensionistas rurais Ângela de Jesus, Keyse Costa, Nívea Araújo e Elton Ferreira, do Escritório Local da Emater em Santarém.

No dia 18, três painéis ganham destaque durante a programação. O primeiro será sobre “Regularização Ambiental da Agricultura Familiar” e vai debater pontos importantes sobre as bases políticas socioambientais e produção sustentável na Amazônia. Novamente, outro painel voltado para povos tradicionais, no mesmo dia, a Emater vai apresentar “Territórios Vivos: O Cadastro Ambiental Rural para Povos e Comunidades Tradicionais como Ferramenta de Sustentabilidade e Justiça Climática na Amazônia”. Ambos os painéis serão apresentados pelo coordenador do Núcleo de Geotecnologias da Emater-Pará, Jamerson Viana.

Agri Zone –A Emater-Pará também irá participar de painéis na Agri Zone e Espaço Consórcio Amazônia Legal (CAL), com apresentações do “Projeto de Soberania Alimentar para Amazônia Legal”, “Dinâmica da Paisagem da Região Metropolitana de Santarém”, “Segurança Alimentar: Inovação e Inclusão Socioprodutiva de Agricultores Familiares no Estado do Pará – Experiências Exitosas do Programa Fomento Rural”, “Projetos Socioprodutivos e Linhas de Financiamento em Territórios Quilombolas”, entre outros painéis.

Inclusão digital –Entre os destaques nas duas áreas está a realização do I Fórum Internacional de Agricultura Familiar: Painel Ater e Crédito Rural, com a apresentação do aplicativo Sisater Pai D`égua. 

O Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater) é um sistema constituído por diversos módulos contendo informações sobre beneficiários, organizações sociais, unidades de produção, registro das atividades, crédito rural, entre outros. Mas a partir de agora poderá ser usado na palma da mão. 

“Esse aplicativo servirá como instrumento facilitador e tecnológico para alimentar o nosso sistema de informações sobre o agricultor familiar, e todas as atividades e assistência que recebeu, possibilitando gerar declarações que normalmente são utilizadas por eles na aposentadoria, comprovando suas atividades, e isso facilitará ainda mais o acesso ao crédito rural, entre outros benefícios, além de promover comunicação direta aos escritórios locais para agendamento de suas atividades permitindo inclusão digital”, explicou Cristiane Corrêa, coordenadora Técnica da Emater-Pará.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Programa MT Produtivo prevê ampliação no número de técnicos em assistência rural da Empaer

Próximo

Ruraltins firma protocolo de intenções para abrir escritório em Taipas

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}