Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
HortifrutiPequenos e Médios
01/12/2025
Emater-PA

Emater-PA destaca produção de abacaxi em Salvaterra

0
0

Cadeia produtiva é um dos atendimentos do Órgão, que completa seis décadas em 3 de dezembro

01/12/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Em Salvaterra, no Marajó, o produtor rural Raimundo Nonato da Cruz, de 43 anos, mais conhecido como “Natinho”, espera que 2026 seja um ano de recuperação da safra de abacaxi: “Por conta do verão severo de 2024, perdemos muitas mudas, o que fez com que, de lá pra cá, em 2025, eu reduzisse a área plantada de 50 mil pés pra 15 mil. Ano que vem, meu plano é conseguir dobrar destes 15 mil pra pelo menos 30 mil”, calcula o proprietário de sete hectares exclusivos para abacaxi, dentro da comunidade Maruacá.

Na busca por melhores resultados de produção, a agricultura familiar do município conta com a orientação direta do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Na quarta-feira (3), o Órgão completa 60 décadas de existência, com atendimento em todos os 144 municípios do Pará. 

Em Salvaterra especificamente, desde o começo deste ano, com a retomada do projeto multi-institucional “Transferência e Difusão Integrada do Abacaxi no Estado do Pará”, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), a Emater vem promovendo em um sentido mais estratégico atualização científica e troca de experiências para o sistema de produção integrada do abacaxi. 

Dados empíricos do Órgão, inclusive, apontam agora uma safra anual de abacaxi em Salvaterra de cerca de dois milhões de frutos, o que situa o município como segundo maior produtor municipal de abacaxi no Pará, conforme índice do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com lucro de mais de 100% para o agricultor familiar, 95% da produção abastecem a Região Metropolitana de Belém (RMB), via distribuição pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa). 

Capacitação

Neste fim de semestre comemorativo de aniversário emblemático, mais uma capacitação intensiva promovida pela Emater e parceiros reforçou boas práticas no cultivo de abacaxizeiro: de 25 a 28 de novembro, com a contribuição de especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Sedap, foram três dias de curso e mais um Dia de Campo para 25 agricultores e 17 técnicos de entidades públicas diversas.

 As ações realizaram-se na comunidade Maruacá, no território quilombola Vila Nova Campina, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Ademar Nunes de Vasconcelos e no campus XIX da Universidade Estadual do Pará (UEPA). 

 A programação reforçou informações quanto a adubação e controle de pragas e doenças, entre outras abordagens. 

Para o chefe do escritório local da Emater em Salvaterra, engenheiro agrônomo Orlando Lameira, especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, a produção integrada do abacaxi é um processo consistente que envolve aspectos técnicos, culturais e sociais: “Nós trabalhamos também a transição agroecológica, com redução de intervenção química, a fim de se reduzirem os impactos ambientais; as organizações sociais dos agricultores, a exemplo de associações e cooperativas; e o controle e o monitoramento de pragas e doenças: cochonilha [Dysmicoccus brevipes], broca [Strymon basalides]. Atuamos em todas as frentes”, resume. 

Escrito por: Emater-PA

Anterior

Edital de Chamada Pública – Nossa Senhora da Glória/SE

Próximo

Estudantes plantam conhecimento e colhem futuro em Bela Vista-MS

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}