Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
18/12/2025
Emater MG

Emater-MG orienta sobre manejo e produtividade da fruticultura durante a safra de verão

0
0

​​Uso de tecnologias, qualidade do solo e monitoramento de pragas estão entre as ações que podem ser adotadas​

18/12/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/MG

Reprodução – Emater/MG

​

Belo Horizonte (19/12/2025)-  Altas temperaturas, maior luminosidade e pluviosidade ideal para o desenvolvimento das plantas são as características climáticas essenciais para o cultivo das safras de verão. 

Segundo o Coordenador Técnico Estadual de Fruticultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Deny Sanábio, geralmente a produção e colheita desta safra ocorrem entre os meses de outubro a abril. “É bom deixar claro que algumas frutíferas não se enquadram neste quesito e tem sua época de produção distinta”, observa Deny. 

O sucesso da produção está diretamente relacionado aos cuidados, que vão do pré-plantio até a colheita. Enquanto a qualidade dos frutos,  é garantida por meio  do  uso de tecnologias apropriadas e de nutrição adequada.

Realizar a escolha das mudas, fazer a análise do solo e preparar o maquinário são fatores observados no período antes da plantação. “A  sugestão é fazer o plantio a partir de setembro quando inicia o período chuvoso. Caso tenha sistema de irrigação, pode adiantar um pouco mais. Recomenda-se que o manejo de pragas e doenças seja proativo de forma preventiva, para evitar maiores danos”. 

A irrigação e a drenagem são outros detalhes que não podem ser ignorados. ”A irrigação  é uma tecnologia bem-vinda na fruticultura para suprir déficits hídricos. É importante observar a drenagem dos terrenos, pois as frutíferas não suportam inundação por períodos longos”, orienta o coordenador. 

Panorama da produção e mercado 

A fruticultura mineira de verão é diversificada e distribuída em todas as regiões do estado. As novas tecnologias  e as variedades possibilitam que a produção e a colheita sejam realizadas em diferentes épocas do ano. 

Segundo dados do Sistema Safra  da Emater-MG,   a manga, a goiaba e a laranja foram as frutas que tiveram maiores volumes de  produção em 2025. Cada uma alcançou respectivamente 121 milhões,  21 milhões e mil milhão de toneladas. 

A banana também apresenta destaque no cenário da fruticultura mineira, ocupando o segundo lugar no ranking nacional, com 1,5 milhão de toneladas. De acordo com Deny, a produção é realizada durante todo ano. Já o pêssego e a ameixa vêm se expandindo em área plantada.

Grande parte da produção frutífera do estado  é destinada ao mercado interno e o setor tem mostrado aumento na distribuição da produção para outros estados.   “O  mercado de frutas, assim como  outros produtos, é influenciado pela lei demanda/oferta, mas os produtores têm recebido, na média do ano, preços atrativos pelas frutas produzidas, o que faz da atividade um bom negócio”. 

Para fortalecer o setor, foi criado em 2010, o programa FrutificaMinas. A ação, que é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e executada pela Emater-MG, tem contribuindo para o desenvolvimento da fruticultura no estado. Durante estes 15 anos, foram realizados mais de 100 eventos com a participação de aproximadamente 15.000 fruticultores e interessados no setor. 

Escrito por: Emater MG

Anterior

Agricultores familiares de Sousa fazem nova entrega de produtos à Conab

Próximo

Emater/RS-Ascar amplia ações socioassistenciais e fortalece cidadania no meio rural gaúcho

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}