Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
06/02/2026
Emater GO

Emater Goiás inicia a primeira edição do Agro é Social de 2026 no Vale do Paranã

0
0

Programa vai capacitar 1.550 produtores rurais em 19 áreas produtivas e beneficiará cerca de 1.380 com Crédito Social​

05/02/2026 | Assessoria de comunicação – Emater/GO

Reprodução – Emater/GO

​

A Emater Goiás deu início, na última semana, aos cursos de capacitação da primeira edição de 2026 do programa Agro é Social. As atividades começaram pela região do Vale do Paranã, reforçando o compromisso do Governo de Goiás com a inclusão produtiva, a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar.

Ao longo desta edição, serão ofertadas 77 turmas, com capacitações em 19 áreas produtivas, voltadas à profissionalização e à ampliação do conhecimento técnico dos produtores rurais. Entre os cursos disponíveis estão Apicultura, Artesanato, Avicultura, Bolos, Bovinocultura, Conservas Vegetais, Derivados do Leite, Desossa de Frango, Doces Cristalizados, Fruticultura, Horticultura, Irrigação, Mandioca, Panificação, Piscicultura, Quitandas, Salgados, Suinocultura e Turismo Rural.

Desenvolvido pela Emater Goiás em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Goiás Social, o programa contará, nesta edição, com investimento de R$ 7 milhões. A previsão é capacitar 1.550 produtores rurais, promovendo autonomia econômica e estímulo à criação e expansão de empreendimentos familiares.

Serão contemplados produtores dos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Campos Belos, Cavalcante, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia, Sítio D’Abadia e Teresina de Goiás.

De acordo com o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o Agro é Social se consolidou como o maior programa de inclusão produtiva do país.

“A iniciativa promove a independência econômica dos produtores rurais por meio do Crédito Social, estimula novos empreendimentos familiares, gera renda e contribui diretamente para a redução da extrema pobreza em Goiás”, destaca.

Além da capacitação técnica, os participantes que atenderem aos critérios do programa poderão acessar o Crédito Social, benefício de até R$ 5 mil, concedido pelo Governo de Goiás por meio do Fundo de Proteção Social (Protege Goiás). O recurso é destinado à aquisição de insumos e equipamentos para o início ou a ampliação das atividades produtivas. Nesta edição, a expectativa é que 1.380 produtores sejam contemplados com o benefício.

Escrito por: Emater GO

Anterior

Por meio de assistência técnica, Idam acompanha o desenvolvimento da pecuária leiteira no estado

Próximo

Parceria da Epagri com família de Massaranduba impulsiona pesquisa em aquicultura e agroindústria familiar

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}