Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Hortifruti
13/02/2026
Emater DF

Emater-DF e produtores de morango de Brazlândia discutem ações para redução de perdas na safra de 2026

0
0

Ação faz parte do Pacto para o Morango de Brazlândia; mais de 50 produtores participaram

13/02/2026 | Assessoria de Comunicação – Emater/DF | Diândria Daia

Foto: Reprodução/Emater-DF

Produtores de morango de Brazlândia e região participaram de uma reunião técnica no escritório local da Emater-DF da região. Mais de 50 produtores rurais, além de técnicos da Emater-DF, participaram do encontro, que foi uma das ações do Pacto para o Morango de Brazlândia, iniciativa voltada à prevenção de perdas na produção e ao fortalecimento da cadeia produtiva da cultura no Distrito Federal.

O grupo de trabalho do morango apresentou, na última sexta-feira (06/02), um diagnóstico sobre os prejuízos enfrentados pelos agricultores na safra 2025, além de ações para evitar a continuidade do problema nas novas safras. Também foi apresentada a devolutiva da visita técnica a viveiros fornecedores de mudas, realizada em dezembro, em municípios de Minas Gerais e São Paulo, de onde normalmente são adquiridas as mudas utilizadas pelos produtores do DF. A visita técnica contou com a participação dos extensionistas Hélio Lopes e Sérgio Maciel, além do produtor rural Valfredo Oliveira e do pesquisador da Embrapa Flávio Fernandes Júnior.

Segundo o extensionista rural da Emater-DF, Antonio Dantas, a última safra do morango foi fortemente impactada pela perda de mudas contaminadas por uma doença conhecida como “chocolate”, causada por um fungo, o que resultou em perdas médias de 40% das mudas entre os produtores.

“As mudas de morango são um fator de produção caro. Hoje, mesmo quando encontradas a um valor mais baixo, custam em torno de R$ 1 por unidade. Considerando que são utilizadas entre 50 mil e 60 mil mudas por hectare, é possível dimensionar o tamanho do prejuízo causado por esse problema”, explicou Dantas.

Pacto para o Morango de Brazlândia

Com os problemas enfrentados na última safra, os produtores rurais procuraram a Emater-DF, que estruturou um trabalho planejado para identificar as questões que têm impactado a produção de morango no Distrito Federal. Em setembro de 2025, a Emater-DF instituiu formalmente o Grupo de Trabalho do Morango, composto pelos extensionistas rurais Antonio Dantas, Roberto Guimarães, Arnaldo Silveira, Hélio Lopes e João Pires.

Ao longo de 2025 esse grupo de trabalho, em parceria com os extensionistas rurais dos escritórios da Emater-DF de Brazlândia, Alexandre Gusmão e Ceilândia, realizou visitas técnicas às propriedades e traçou as estratégias que culminaram no Pacto para o Morango de Brazlândia. 

Entre as ações pactuadas estão o diagnóstico com levantamento dos pontos de impacto na produção, a parceria com a Embrapa, a visita técnica aos viveiros fornecedores de mudas, visitas de acompanhamento, reuniões de alinhamento de informações e capacitações aos produtores rurais. Além disso, a Emater-DF tem desenvolvido outras ações de acompanhamento, como o envio de vídeos com informações técnicas oportunas e o planejamento de novas atividades junto ao grupo de produtores de morango de Brazlândia.

Escrito por: Emater DF

Anterior

Agrofloresta em Santo Antônio de Leverger (MT) avança para conquistar selo e fortalecer produção de ovos caipira

Próximo

Agerp-MA realiza prática de defensivo natural em comunidade quilombola de Campo Rio

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}