Objetivo da delegação é conhecer políticas brasileiras de combate à pobreza, fortalecimento da agricultura familiar e segurança alimentar
28/11/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/DF
Reprodução – Emater/DF
Uma delegação composta por 12 gestores e técnicos do governo da Etiópia esteve em Brasília nesta quinta-feira (27) para uma visita técnica dedicada a conhecer políticas brasileiras de combate à pobreza, fortalecimento da agricultura familiar, segurança alimentar e resiliência climática. A Emater-DF integrou a programação e apresentou ao grupo suas ações de assistência técnica, apoio logístico, organização produtiva e participação nos programas de compras institucionais.
A missão foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Durante a visita, a delegação conheceu o funcionamento de estratégias que integram produção agrícola, assistência técnica, inclusão socioeconômica das famílias e comercialização via políticas públicas.
A Emater-DF apresentou como o trabalho dos extensionistas contribui para a produção sustentável, a gestão da propriedade e a geração de renda, mesmo em pequenas áreas.
A delegação também conheceu o papel da Emater-DF no apoio logístico e técnico aos produtores para participação de programas como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA/Compra Institucional, desde a elaboração dos projetos até o acompanhamento das entregas. A apresentação foi feita pelo Gerente de Comercialização, Blaiton Carvalho.
A recepção da delegação contou com a presença do chefe de gabinete da presidência da Emater-DF, Aramis Beltrami, ao lado de representantes do MRE, ABC, FNDE e Conab. A participação da empresa reforçou o papel do Distrito Federal como referência nacional na articulação entre agricultura familiar, políticas públicas e segurança alimentar.
O governo da Etiópia escolheu o Brasil como país de referência por reunir políticas integradas de proteção social e desenvolvimento rural. Ao longo da semana, a delegação visitou o Banco de Alimentos do Distrito Federal, um assentamento rural, uma cooperativa de agricultura familiar, além de conhecer restaurantes populares, sistemas de compras públicas, alimentação escolar e políticas intersetoriais.
O representante da FAO no Brasil, Jorge Meza, destacou, durante a abertura da programação, a relevância da experiência brasileira. “A segurança alimentar e a erradicação da fome estão no nível mais alto da vontade política do governo brasileiro. A integração entre ministérios e a disponibilização de recursos evidenciam um sistema robusto, do qual o Brasil tem muito a compartilhar”, afirmou.
A missão fez parte do Programa de Rede de Segurança Produtiva (PSNP) da Etiópia, destinado a enfrentar causas estruturais da insegurança alimentar no país. A FAO apoia o componente de meios de vida do programa, com capacitações, fortalecimento institucional e gestão de conhecimento.