Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
18/11/2025
Asbraer

COP-30: na Agrizone, Emater destaca produção de alimentos orgânicos na Amazônia paraense

0
0

Políticas públicas do Pará incentivam transição agroecológica no Baixo Amazonas

18/11/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o agricultor José Cunha, de 60 anos, há mais de duas décadas passou a adotar práticas agroecológicas nos três hectares da Chácara Nova Esperança, na Comunidade Boa Fé, em Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas: “Eu tive meio que uma crise de consciência, porque, quando comecei a usar hortaliças, a informação que recebíamos era a necessidade de usar veneno pra matar inseto, e nem pensávamos sobre a possibilidade de esses mesmos produtos fazerem mal pra natureza como um todo e principalmente pro ser humano. Só que eu via aquela caveirinha na embalagem e fui atrás de saber”, relembra o ex-coordenador da Associação Tapajós Orgânicos de Certificação Participativa (sem sigla). 

O grupo, atendido pela Emater, reúne 23 famílias produtoras de alimentos orgânicos de Mojuí dos Campos e do pólo Santarém e atua no sentido de organismo participativo de avaliação da conformidade (opac), sob credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dentro do Sistema Participativo de Garantia (SPG).  

“A Emater é uma grande parceira nesta história: uma facilitadora, uma fortalecedora. A Tapajós Orgânicos é uma família – e a Emater faz parte da família. Hoje eu, por exemplo, cultivo com a rica e plena diversidade da agricultura familiar, sem agrotóxicos: safs [sistemas agroflorestais] com banana, andiroba, açaí, e muitas outras; hortaliças como berinjela e rúcula. São mais de 20 espécies.  Tudo junto e misturado e produzindo com sucesso, e assim somos felizes”, diz o produtor. 

Painel 

A mais de mil quilômetros rodoviários de Mojuí dos Campos, na capital Belém, durante a segunda semana de programação do Governo do Pará na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Emergências Climáticas (COP-30),  o case da Tapajós Orgânico na perspectiva de sucesso de políticas públicas é um dos destaques do painel “Uma Experiência da Extensão Rural Pública em Santarém: Método e Ações para a Produção Orgânica de Base Familiar,” apresentado pela equipe do escritório local da Emater de Santarém, município identificado como de vanguarda na produção de orgânicos no Pará. 

O evento realiza-se na tarde desta segunda-feira (17), na Agrizone, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no bairro do Marco. O objetivo é divulgar na vitrine mundial realidades tais qual a atuação da Emater nos resultados de conservação de recursos naturais e produção de alimentos orgânicos certificados. Alguns dos processos são a promoção de Dias de Campo e feiras, apoio à formação de organizações de controle social (ocss) e opacs, uso de tecnologias sustentáveis, como homeopatia popular, e acesso aos mercados institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

“A produção de orgânicos é um contramovimento ao modelo convencional; uma mobilização da qual participamos desde 2011, com diversos parceiros, haja vista a construção ser coletiva. O SPG é um instrumento, digo um caminho, para a agricultura familiar da região amazônica, porque não é só produção orgânica de alimentos saudáveis e de qualidade, mas é toda uma base agroecológica: justiça ambiental, agregação de valor e renda, respeito ao campo e à cidade, resgate de tradições”, considera a profissional à frente do Painel, a engenheira agrônoma Ana Cláudia Siviero, especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Município de Ivoti/RS

Próximo

Tecnologias podem zerar, e até negativar, a pegada de carbono do etanol brasileiro

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}