Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
HortifrutiInsumosPequenos e Médios
06/11/2025
Asbraer

Com Emater-PA, agricultoras quilombolas fornecem alimentos para escolas públicas onde os filhos estudam

0
0


Apoio é do escritório local da Emater em São Domingos do Capim

06/11/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em São Domingos do Capim, no nordeste paraense, 11 mulheres quilombolas do Território Aproaga fornecerão, pelos próximos dois anos, quase 12 toneladas de merenda agroecológica para três unidades públicas de ensino que funcionam dentro da área coletiva. 

Em parceria com a Prefeitura, o contrato do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pela Companhia Nacional de Abastecimento, foi assinado nessa segunda-feira (3), na comunidade Taperinha, sob a representação da  Associação Quilombola Unidos do Rio Capim (AQURC). 

A negociação prevê um faturamento de R$ 120 mil às famílias agricultoras para que alimentos como açaí, banana, macaxeira e pupunha cheguem todos os dias a 179 alunos crianças e adolescentes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Bernardo da Luz, Roque Bernardo da Luz e Santa Maria III.

“São 11 mulheres e um homem a fornecer neste primeiro momento. A AQURC é a primeira no município a participar do PAA via Conab. É uma oportunidade única não só de fortalecer a agricultura familiar, como de valorizar especificamente a cultura agrícola e alimentar quilombola da região. É uma iniciativa que une esforços, promove a inclusão e reafirma a importância da autonomia alimentar nas comunidades”, diz a chefe do escritório local da Emater em São Domingos do Capim, Nara Cíntia Barbosa, técnica agrícola . 

“Realização”

Para a agricultora Gleiciane Santos, de 34 anos, uma das signatárias do contrato, a ocasião é “única”: “Eu me sinto feliz, porque é um negócio que está estreando, inaugurando; estas portas nunca nos tinham sido abertas antes. Nós chegávamos a perder produção, por falta de comprador, dificuldade no escoamento: agora produzimos com mais amor ainda, porque temos certeza de que vai ser tudo comprado e consumido”, diz, referindo-se à garantia de comercialização no mercado governamental, a preço justo. 

Sobre o consumo, a situação assume contorno especial, já que os três filhos de Santos e do marido, Robenilson Furtado, de 32 anos, estudam nas escolas beneficiadas: Luiz Fernando, de seis anos; Thaís, de nove anos, e Willian, de 11 anos. 

“Será um ciclo completo: sai da gente e volta pra gente – comida de qualidade, que faz parte das nossas tradições, que perpetua a história dos Povos do Aproaga”, afirma. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Política pública alimenta mais de 40 milhões de estudantes graças a Ater Pública e agricultura familiar

Próximo

Parceria que gera frutos fortalece o cultivo de batata-doce em Bela Vista

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}