Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
30/10/2025
Asbraer

Com apoio da Agraer, produtor transforma tradição em resultado no leite de Mato Grosso do Sul

0
0

A produção leiteira de Rigatto foi passada de pai para filho​

30/10/2025 | Assessoria de comunicação – Agraer

Reprodução – AGRAER

​

Entre o barulho das ordenhas e o cheiro de capim recém-cortado, o agricultor familiar Francisco José Rigatto carrega no olhar o orgulho de quem viu a terra transformar-se com o tempo — e com o apoio certo. À frente de uma história que atravessa gerações, ele recebeu em sua chácara, com emoção e gratidão, a 2ª edição do TecLeite-MS, um evento que simboliza o avanço da pecuária leiteira em Mato Grosso do Sul. “Fiquei muito contente e emocionado com a decisão”, conta o produtor, que há mais de quatro décadas é atendido pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

A produção leiteira de Rigatto foi passada de pai para filho. Há mais de 40 anos, o pai de Francisco buscou o auxílio técnico da Agraer, e desde então a propriedade continua recebendo assistência. Na época, o atendimento era feito pelo técnico extensionista rural Edwin Baur, da unidade da Agraer em Glória de Dourados, e os primeiros passos da produção eram voltados apenas para o consumo da família. “Toda a vida a gente precisou da assistência da Agraer”, recorda Francisco.

Vindos do interior de São Paulo, do município de Pirapozinho, os Rigatto se mudaram para Glória de Dourados e logo iniciaram a produção leiteira. “O carro-chefe sempre foi o leite, desde quando a gente chegou aqui. No passado, era mais para consumo em casa — pra fazer queijo, requeijão — e o que sobrava a gente vendia”, relembra o agricultor.

As coisas mudaram a partir de 2010. Com a classificação dos novilhos, melhorias genéticas e mudanças na alimentação do gado, o comércio do leite se tornou prioridade. O trabalho da Agraer começou com ações de correção do solo e melhoria das pastagens. Rigatto relata que, com a propriedade relativamente pequena — apenas cinco hectares —, criar gado era um desafio no início. “Se não fosse a ajuda da Agraer, a gente ficaria na dúvida sobre como fazer as coisas. Ajuda muito mesmo”, ressalta.

O agricultor explica que o ponto de virada foi a mudança genética do rebanho para o gado Girolando. Antes, possuía maior quantidade de animais de outras raças, mas com a nova linhagem conseguiu focar na qualidade em vez da quantidade. “Poucas cabeças e a gente já tira bastante leite. E quando uma vaca não dá mais leite, a gente vende pro abate, porque é um gado grande e de bom peso”, comenta Francisco.

Após a troca do rebanho, as melhorias continuaram. “Antes eu comprava a ração direto da indústria, mas conversando com os técnicos eles me ensinaram uma forma de fazer minha própria ração. Foi aí que as vacas aumentaram a produção”, conta o agricultor. Utilizando os mesmos animais, a produção saltou de 120 para 200 litros por dia, superando a meta de 150 litros que ele havia estabelecido.

O engenheiro agrônomo da Agraer em Glória de Dourados, Cristian Carlos Felippi, explica que o atendimento à propriedade também envolve o acesso a políticas públicas, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Por meio do programa, e com o apoio da Agraer, Rigatto adquiriu matrizes leiteiras de boa genética, um trator e outros investimentos que fortaleceram a atividade leiteira.

“Em 2021, participamos com ele de um projeto inovador para a região, buscando vacas Girolando de alto potencial produtivo em Minas Gerais, na Fazenda Santa Luzia”, relata o técnico. “Em parceria com o Banco do Brasil, conseguimos justificar a necessidade e a viabilidade econômica do projeto. Assim, ele adquiriu onze animais Girolando de alta produção, que são hoje a base do rebanho dele”.

Com mais de quatro décadas dedicadas ao leite, a fazenda da família Rigatto é um exemplo de sucesso da agricultura familiar. Francisco lembra que sempre contou com o apoio da instituição — desde os tempos em que a Agraer ainda se chamava AcarMT.

A Agraer está presente em todos os cantos de Mato Grosso do Sul, ao lado de quem faz o campo acontecer. Nosso compromisso é fortalecer a produção sustentável, unindo conhecimento, tecnologia e tradição para que cada propriedade cresça com equilíbrio e rentabilidade. Se você busca aprimorar e agregar valor à sua produção, ou dar novos passos na sua agroindústria, procure nosso escritório em seu município. Estamos prontos para caminhar com você — transformando desafios em oportunidades e ideias em resultados.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com Emater-PA, agricultores de Tracuateua recebem compensação financeira para preservar floresta

Próximo

Experimento com substratos sustentáveis busca reduzir custos da produção de mudas de café

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}