Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
20/01/2026
Emater MG

Casal investe na apicultura no Vale do Jequitinhonha

0
0

Desafios e persistência marcam a trajetória dos proprietários da Taia e Gil Apicultura​

20/01/2026 | Assessoria de comunicação – Emater/MG

Reprodução – Emater/MG

​

BELO HORIZONTE- (20/01/2026) – Da indústria de equipamento médico para a apicultura, esta é a trajetória de Gilberto Souza, de Felisburgo. Em 2018, por meio de um cunhado que também é apicultor, ele teve o primeiro contato com as abelhas apis melliferas e desde então com a ajuda da esposa, Natália Lacerda Magalhães, procurou saber mais sobre o setor.

“Fui me identificando com o ramo e decidi montar o apiário junto com meu cunhado. Eu e Natália fizemos diversos cursos sobre o manejo das abelhas, de extração do mel, dentre outros. A nossa vontade era sempre melhorar”.

A produção inicial era totalmente artesanal e o baixo retorno financeiro não cobria as despesas do investimento realizado. Para não abandonar a atividade, Gilberto voltou a trabalhar no setor industrial, enquanto a esposa continuou no apiário.

“Em 2024, me aposentei e retornei disposto a colocar em prática todo o conhecimento já adquirido sobre produção de mel e com o respaldo da minha experiência administrativa na área industrial. Encerrei a sociedade com meu cunhado, continuando apenas com Natália”, relata.

Com persistência, dedicação e aprimoramento, a família consegue produzir em média uma tonelada de mel por ano.

Regularização e desafios

A reforma de um pequeno espaço na fazenda Córrego Seco deu origem à Taia e Gil Apicultura. Com o objetivo de fornecer um produto de qualidade, os proprietários buscaram a certificação e também o manejo sustentável.

“Enfrentamos muitas dificuldades, mas mesmo assim não desistimos e fizemos tudo que foi determinado pelo Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (Cimbaje). Com minha formação em Processos Químicos, assumi a responsabilidade técnica da nossa empresa. Recebemos a certificação de extensão do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e agora aguardamos o certificado SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal)”, comemora o apicultor.

Gilberto destaca que o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) foi fundamental para o cadastramento no Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Comercialização

De acordo com o apicultor, a busca por alimentos mais saudáveis e sem aditivos químicos têm impulsionado o crescimento do setor.

A comercialização do mel, extrato de própolis e hidromel é realizada em lojas especializadas e por meio das mídias sociais. “Estamos aguardando visita técnica para comercializar pela plataforma de vendas da Emater, ÉdoCampo e também negociando para participar da feira mensal na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.”

Inspiração

Os extensionistas da Emater-MG Miguel Ferreira Morais e Gilson Rodrigues explicam que a persistência e a dedicação do casal foram fundamentais na escolha da propriedade para realizar o treinamento com jovens apicultores participantes do programa Futuro no Campo.

“A iniciativa reforça o compromisso da Emater-MG em capacitar novas gerações, promover a sucessão rural e fortalecer a apicultura como atividade econômica sustentável e de alta qualidade em Minas Gerais”, declara Miguel Ferreira.

Escrito por: Emater MG

Anterior

Na véspera do Dia Mundial do Queijo, Emater divulga dados inéditos da produção familiar em Minas

Próximo

De forma pioneira, indígenas do RS fornecem alimentos para PAA

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}