Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
14/10/2025
Asbraer

Asbraer discute próximos passos do Suater com o MDA em reunião do CP-Ater

0
0

Encontro teve como pauta o acordo assinado entre MDA e Senar, propostas para ampliação da Ater Pública e rumos do Suater​

14/10/2025 | Assessoria de comunicação – Asbraer | Por Wenderson Lopes, supervisionado por Ana Karoliny Barros

Reunião virtual do CP-ATER

​Na manhã desta terça-feira (14), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) participou de uma reunião do Comitê Permanente de ATER (CP-Ater), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Agrário (Condraf) para alinhar propostas relacionadas aos próximos passos do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater) e a ampliação dos serviços da Ater Pública.

Durante a reunião, foi registrada a reprovação, pela maioria das instituições presentes, do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o MDA e o Senar, no último dia 8 de outubro.

Representando o MDA, o secretário de Agricultura Vanderley Ziger apresentou o plano de cooperação entre o governo federal e o Senar, que prevê assistência técnica e apoio à gestão para mais de 120 mil famílias da agricultura familiar. A proposta, no entanto, causou surpresa entre os representantes das instituições participantes, que cobraram maior clareza sobre o acordo.

O presidente da Asbraer, Otávio Maia, solicitou ao MDA esclarecimentos sobre os termos e impactos do acordo. Ele destacou que a Rede Asbraer, composta por 31 instituições públicas de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, já atua diretamente com pequenos produtores na execução de políticas públicas e na emissão gratuita de documentos como CAFs, CPPs e CARs. Maia também alertou para a redução contínua dos investimentos destinados ao setor, o que compromete a efetividade das ações de Ater.

Na última quinta-feira (9), a Asbraer solicitou publicamente por esclarecimentos do MDA sobre o ACT.

O assessor do ministério, Mathews Vichr, apresentou uma proposta preliminar para os próximos passos do Suater, abrindo o debate sobre ajustes e alinhamentos necessários ao projeto.

Reunião virtual do CP-ATER

Maia ainda destacou os avanços obtidos em Minas Gerais, com a autorização de 105 vagas no concurso público da Emater-MG e 257 vagas na Epamig, ressaltando o papel estratégico da pesquisa aplicada e da extensão rural no estado. Ele também pediu transparência quanto a prazos e fontes de financiamento, enfatizando que a valorização dos profissionais de ATER é essencial para a sustentabilidade do sistema.

O coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa Agropecuária (FASER), Fidélis Cláudio, defendeu o avanço do debate no Congresso Nacional, mesmo diante da complexidade política atual. Ele ressaltou a necessidade de fortalecer a governança, ampliar a participação social e evitar a sobreposição de estruturas ministeriais, o que, segundo ele, pode gerar dispersão de esforços e de recursos públicos.

A Asbraer e a Faser reforçaram a importância de avançar na regulamentação e no fortalecimento da ATER, com ênfase na valorização dos profissionais e no atendimento qualificado aos pequenos produtores familiares.

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Município de Porto Xavier/RS

Próximo

Emater-GO recebe visita de alunos de Agronomia da Universidade Federal de Jataí

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}