Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Economia
28/01/2026
Asbraer

Asbraer avança em parceria com fundo árabe e Programa Terra Viva para recuperação de pastagens e fortalecimento da segurança alimentar

0
0

Nove estados atuarão como pilotos da iniciativa, que futuramente abrangerá todas as unidades da federação​

28/01/2026 | Assessoria de Comunicação – Asbraer | Ana Karoliny Barros

Reunião online nesta terça-feira (27) entre Asbraer e o diretor internacional do Programa Terra Viva

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) deu mais um passo nas negociações para a consolidação de uma parceria internacional com o Fundo de Investimento ADIG, de Abu Dhabi, e o Programa Terra Viva. Na tarde desta terça-feira (27), foi realizada uma reunião online para esclarecer dúvidas e alinhar os próximos passos do acordo que tem como foco a recuperação de pastagens degradadas no Brasil e o fortalecimento da segurança alimentar nos Emirados Árabes.


Além da diretoria da Asbraer e do diretor internacional do Programa Terra Viva, Vitor Andrade, a reunião contou com a participação do Ruraltins, de Tocantins; da Empaer da Paraíba e da Empaer de Mato Grosso; da Agraer, de Mato Grosso do Sul; das Emateres do Distrito Federal, de Goiás e de Minas Gerais; da Bahiater, da Bahia; e da Cati, de São Paulo. Com exceção da instituição paulista, todas são associadas à Asbraer. Nesta fase inicial, esses nove estados atuarão como pilotos para o aperfeiçoamento da metodologia, que posteriormente será expandida para todo o país.


A parceria tem como base o Programa Terra Viva, considerado o maior projeto de recuperação de terras do mundo, segundo Andrade. A iniciativa prevê que os Emirados Árabes financiem a recuperação de áreas degradadas no Brasil, fortalecendo a produção de alimentos e contribuindo para o abastecimento de alimentos nos Emirados. 


Todo o financiamento estará integralmente vinculado à agenda ambiental. A regeneração da terra será condição obrigatória para aprovação dos projetos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento rural de longo prazo.


Um dos diferenciais do projeto é o acesso facilitado ao crédito para os produtores rurais. O financiamento terá custo baixo e não exigirá garantia real. A própria produção, aliada ao acompanhamento técnico contínuo das instituições públicas de Ater, servirá como garantia da operação. A estrutura foi pensada para que praticamente nenhum produtor tenha seu financiamento negado.


O financiamento contemplará todo tipo de alimento, com prioridade inicial para commodities tradicionais, como soja, milho, arroz e outras culturas. O Programa Terra Viva também contará com uma logística própria para o transporte das commodities, fortalecendo a cadeia produtiva de ponta a ponta.


Vitor Andrade explicou que a proposta prevê uma atuação conjunta nos estados. “A ideia é que sejamos parceiros em cada estado e que a Emater operacionalize o projeto. Os investimentos seriam direcionados às Emateres, tanto para infraestrutura quanto para pessoal”, ressaltou. Os valores vão depender da realidade e da necessidade de cada estado.


As tratativas com o fundo árabe tiveram início durante a 68ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer, realizada em novembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o representante do fundo, Sheik Mohamed, apresentou a proposta de financiamento e destacou a urgência dos países árabes em ampliar sua segurança alimentar. “Temos uma grande deficiência em alimentos. Nosso objetivo é investir no agronegócio e oferecer financiamento diretamente ao produtor”, afirmou.

O presidente da Asbraer, Otávio Maia, destacou que o avanço das negociações representa uma oportunidade estratégica para o sistema público de Ater. “É uma oportunidade que vem ao encontro de tudo que estamos pensando: levar benefício ao produtor, fortalecer a segurança alimentar e melhorar nossas estruturas, sem desvalorizar o trabalho que já exercemos”, concluiu.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam destaca produtores de cacau do rio Juruá pela premiação internacional de chocolate

Próximo

Emater-RO e Faperon alinham ações para fortalecer a assistência técnica rural em Rondônia

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}