Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
26/11/2025
Asbraer

Apicultura se torna alternativa de renda no Alto do Jequitinhonha

0
0

Trabalho realizado em parceria fortalece a atividade em Couto Magalhães de Minas ​

26/11/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/MG

Reprodução – Emater/MG

​

BELO HORIZONTE –  (26 /11/2025) – A apicultura vem se consolidando como uma importante fonte de renda e sustentabilidade para as comunidades rurais do município  de Couto Magalhães de Minas e região graças ao projeto “Produção de mel e própolis verde no Alto Jequitinhonha”. A ação é fruto de um trabalho realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG)  em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente,  a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e da Associação dos Apicultores de Couto de Magalhães de Minas (Apicouto). 

​Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Assis Antônio Vieira, os apicultores enfrentavam falta de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e  dificuldade para encontrar preço justo na comercialização. 

Com objetivo de contornar esses problemas e gerar emprego e renda, em 2015, começaram os trabalhos de  assistência. Atualmente, cerca de 100 apicultores do município e região estão sendo beneficiados. “A dedicação e as condições geográficas têm favorecido para o sucesso. Mercado para a comercialização e valor agregado estão entre os resultados. O trabalho visa ainda aproveitar a florada local  e diversificar a produção”, conta o extensionista da Emater-MG,  José Dilson Pereira Coelho. 

Na atividade há mais de 10 anos,  André Marcos da Silva, é o presidente da Apicouto. Ele relata que a experiência tem trazido bons resultados tanto para ele quanto para a associação. “Temos mais conhecimentos, não tem muito desperdício.  Trouxe valorização para nossos produtos e ampliou mercado com as vendas para feiras do município e região. Foi bom para mim e também para os demais colegas”, comemora.A associação é responsável pelo beneficiamento e comercialização de mel e própolis de 20 associados. Segundo André Marcos, no total são mais de 400 colmeias de abelha africanizada e a intenção é continuar melhorando a produção. 

Osvaldo Aparecido de Meira, do Apiário Paineira,  conta que enfrentava dificuldades financeiras para a atividade e graças ao projeto está conseguindo se manter.  “A doação de equipamentos ajudou muito, veio em uma ótima hora”.

​

Trabalho de parceria 

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Meio,  o trabalho consolida o setor apícola, carro chefe na geração de emprego e renda da cidade. Ele ainda ressalta  que as parcerias fortalecem os pequenos produtores e consequentemente a economia local. “Isso nos traz apoio e segurança para a execução de um projeto de sucesso, onde o nosso objetivo é o fortalecimento de agricultores familiares.  A Emater tem um papel fundamental  junto com a prefeitura e outras entidades como o Senar e a Codevasf”.  

Promoção da sustentabilidade, manejo orgânico,  preservação da mata nativa, diversificação das floradas e assistência personalizada são alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Emater-MG. 

Segundo José Dilson, a Codevasf auxilia por meio de  programas de fomento à apicultura, doação de kits para a atividade, já a Apicouto atua como um elo entre os produtores e as instituições de apoio.  “O trabalho conjunto proporciona um mel de alta qualidade, com sabor e aroma únicos, que reflete a riqueza da biodiversidade local, abrindo portas para a comercialização em novos mercados, gerando valor agregado ao produto e fortalecendo a economia local”, destaca. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Taipas do Tocantins/TO

Próximo

Experimento sobre sistema de irrigação para bananicultura da Epagri comprova aumento de produtividade e de qualidade

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}