Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
AviculturaEconomiaPequenos e Médios
11/01/2026
Emater MG

Agricultora aposta na produção de farofa e na criação de galinhas caipiras para superar problema de saúde em Minas Gerais

0
0

Atividades desenvolvidas em fazenda na Zona da Mata mineira geram renda e resgatam memória afetiva

09/01/2026 | Assessoria de Comunicação – Emater/MG | Gisele Flor

Foto: Divulgação/Emater-MG

A idade e as condições de saúde não são limitações para a produtora Maria das Graças Polesca Teixeira. Aos 84 anos, ela se dedica à produção de farofa e à criação de galinhas caipiras, na Fazenda Vitória, em Santo Antônio do Grama. 

Criada no meio rural, ela se afastou das atividades durante um tempo para ser professora. A oportunidade de voltar às origens surgiu após a aposentadoria. 

“Quando me aposentei, pude dedicar mais à fazenda. Há dois anos fui diagnosticada com mal de Parkinson, minhas filhas estavam procurando uma atividade para que eu continuasse me movimentando. Por gostar de cozinhar e a cebola fazer parte da minha trajetória no meio rural, decidimos  iniciar a produção comercial da farofa de cebola”, relata Maria das Graças.  

Farinha de mandioca, sal, óleo, cebola e amor são os ingredientes que Maria das Graças e as filhas utilizam para produzir  mais de 30 potes da iguaria semanalmente. “A cebola é o ingrediente principal, pois me traz boas lembranças, foi por meio dela que obtive meu primeiro emprego aos 15 anos. O cultivo é uma tradição no município e atualmente compramos de outros produtores”, conta.

A criação de galinhas caipiras é outra fonte de renda para a família. Com o objetivo de ter ovos mais saudáveis, a aposentada já investia na atividade. Há dois anos decidiu aumentar a quantidade de aves. 

“Eles começaram com 30 e atualmente são 150 aves. Com o objetivo de  inserir a família no mercado institucional como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) temos prestado assistência técnica para a regularização da criação e da produção de  galinhas e ovos caipiras”, relata a extensionista da Emater-MG,  Sheily da Silva Milagres. 

Os produtos são comercializados na própria fazenda e em estabelecimentos do município. Para o próximo ano, avalia a possibilidade de implantar projetos relacionados ao turismo ecológico,  ao cultivo de café, abacate e  pimenta biquinho e também aumentar a produção da farofa.

Trajetória de desafios 

Perdas, dificuldades financeiras e superação marcam a trajetória da produtora. Devido ao falecimento do  pai, ela  começou a  trabalhar aos 15 anos.  “Eu plantava, colhia e fazia réstias de cebola. Em um dia consegui fazer 150 réstias o que contribuiu para minha permanência no trabalho por muito tempo”.

A  propriedade onde Maria das Graça trabalhou durante toda a adolescência, foi adquirida alguns anos depois pelo marido dela. A busca pelo conhecimento e por uma vida melhor fizeram com que a produtora conciliasse as atividades no campo com os estudos.

Com o fim do matrimônio, precisou trabalhar para sustentar os filhos. Com muita persistência terminou os estudos e se especializou em orientação escolar, profissão que exerceu até se aposentar. 

”Todos os obstáculos eu consegui superar graças a minha fé em Deus, eu sabia que Ele não iria me desamparar. Para mim o que é gratificante em ter uma terra é isso, manter ela produtiva e a família unida trabalhando e desfrutando de tudo junto e tendo os filhos como sucessores rurais”, destaca a agricultora. 

Para a  Sheily,  a história de Maria das Graças revela a força das mulheres no campo. “A mulher é importante no meio rural,  quando a mesma se encoraja e  coloca fé é capaz de mudar a vida da família para uma situação melhor”. 

Escrito por: Emater MG

Anterior

Dia de Campo da Copacol reforça a força do cooperativismo no agronegócio paranaense

Próximo

Agricultores familiares de Sousa (PB) fazem nova entrega de produtos à Conab

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}