Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Mercado
14/02/2026
Pesagro

Pesquisa da Pesagro-Rio estabelece padrão para a produção da farinha de banana verde

0
0

Farinha de banana verde tem sido opção para o completo aproveitamento das bananas na cadeia produtiva

13/02/2026 | Assessoria de Comunicação – Pesagro/Rio

Foto: Reprodução/Pesagro-Rio

A Faperj destacou em seu boletim do dia 5 de fevereiro a pesquisa realizada pela Pesagro-Rio que estabelece padrão para a produção da farinha de banana verde.

A reportagem registra que, após três anos de estudos, pesquisadores do Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos estabeleceram padrão de qualidade físico-química e microbiológica, tempo e temperatura do preparo, estabilidade nutricional e condições ideais de manipulação e embalagem. Rica em fibras, sais minerais e vitaminas, a farinha de banana verde possui amido resistente, alimento funcional. A farinha de banana verde tem sido opção para o completo aproveitamento das bananas na cadeia produtiva, garantindo as qualidades nutricionais da fruta além de disponibilizar o amido resistente, o que caracteriza o produto como alimento funcional.

​

O projeto conduzido pela Pesagro-Rio conta com o apoio do Programa de Bolsa de Treinamento e Capacitação Técnica em Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Setor Agropecuário e da Agroindústria do Estado do Rio de Janeiro (TCT Agro), da Faperj. Segundo a pesquisadora Eliane Rodrigues, coordenadora do estudo, a farinha de banana verde é rica em fibras, sais minerais e vitaminas, e possui grande diferencial em relação às demais farinhas: o amido resistente, alimento funcional que auxilia nas defesas do organismo e no trânsito intestinal. Ela pode ser empregada na fabricação de vários alimentos como sopas, comidas infantis, bolos e biscoitos, dentre outros, dependendo da granulometria. 

Farinha de banana verde

Eliane Rodrigues conta que diversas pequenas agroindústrias do Estado do Rio de Janeiro aproveitam a banana verde fora do tamanho padrão de consumo para fazer farinha. No entanto, não havia parâmetros de qualidade no processo produtivo, fazendo com que o produto oferecido nas prateleiras ao consumidor não tivesse padrão de qualidade. E sua pesquisa foi justamente para cobrir essa lacuna: determinar a qualidade físico-química, microbiológica e toxicológica das farinhas ofertadas no mercado consumidor. 

Eliane explica que no Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos da Pesagro, em Niterói, é feito o controle de qualidade de diversos tipos de alimentos, englobando os aspectos físico-químicos, microbiológicos, sensoriais e de contaminantes. Somado a isso, são desenvolvidas novas tecnologias de fabricação e estudos com processamento tecnológico de alimentos. 

Veja reportagem no canal da Faperj no YouTube sobre as atividades do Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos (CEPQA) da Pesagro-Rio aqui.

Para ler a reportagem completa no Boletim Faperj, clique aqui.

Escrito por: Pesagro

Anterior

Turismo rural ganha espaço imersivo e valoriza rotas paranaenses no Show Rural Coopavel 2026

Próximo

Em São Gabriel da Cachoeira, Idam-AM atende 140 agricultores indígenas de comunidades do Rio Ayari

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}