Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
13/02/2026
Emater RS

No RS, comunidades quilombolas de Arroio do Meio e General Câmara recebem doações para reconstrução pós-enchentes

0
0

Comunidades são assessoradas e atendidas pela Emater/RS-Ascar

10/02/2026 | Assessoria de Comunicação – Emater/RS-Ascar | Maria Suely Carvalho

Foto: Reprodução/Emater-RS Ascar

Duas comunidades quilombolas, uma de Arroio do Meio (Comunidade São Roque) e outra de General Câmara (Vila do Sabugueiro), com cerca de 60 moradores, estiveram reunidas no sábado (31/01) para celebrar uma conquista importante para seus integrantes: o receberam itens de mobiliário e geradores de energia, adquiridos através de recursos da Paulus Social, uma entidade de assessoramento e apoio a atividades de assistência social.

Essas duas comunidades vivem em locais com acesso precário à infraestrutura e sofreram grandes prejuízos durante as enchentes de 2024. Os recursos, em um total de R$ 100 mil, foram empregados para mitigar as perdas causadas pela adversidade climática. Na ocasião, a Paulus Social promoveu uma atividade educativa utilizando o método intercâmbio e abordando a intersetorialidade de políticas públicas, através das quais as famílias buscam alternativas para ampliar o acesso a direitos sociais e socioassistenciais.

Atualmente, existem no Rio Grande do Sul 140 comunidades quilombolas certificadas e reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares. Essas populações são assessoradas pela Associação de Crédito e Assistência Rural Social (Ascar), que presta Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) às comunidades quilombolas do Estado, apoiando no acesso às políticas públicas de saneamento, voltadas à documentação pessoal e inclusão em programas sociais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Periodicamente, a Entidade oportuniza ainda formação aos extensionistas que atuam junto a essas comunidades tradicionais.

Conforme a coordenadora estadual de Ações com Povos Tradicionais Quilombolas da Instituição, Regina Miranda, essas populações reúnem traços próprios na sua forma de viver e produzir e uma riqueza de expressões culturais que, por vezes, podem não ser compreendidos e discriminados. “Por isso a importância de complementar as ações convencionais de Aters com uma atuação empática de reconhecimento, respeito e valorização da cultura”, destaca

Escrito por: Emater RS

Anterior

Show Rural Coopavel abre edição 2026 com inovação, tecnologia e valorização das agroindústrias familiares

Próximo

Cedup de Campo Erê (SC) realiza atividades realiza oficinas de práticas integrativas durante o período de férias

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}