Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
PecuáriaPequenos e Médios
06/02/2026
Idam

Por meio de assistência técnica, Idam acompanha o desenvolvimento da pecuária leiteira no estado

0
0

Bovinocultura mista e leiteira conta hoje com mais de 611 mil animais no Amazonas​

05/02/2026 | Assessoria de comunicação – Idam

Reprodução – Idam

​

A bovinocultura leiteira e mista no Amazonas conta hoje com um rebanho de mais de 611 mil animais e uma produção de 86 milhões de litros de leite por ano. A cadeia produtiva conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que assiste os produtores rurais com capacitações, regularização de documentos, visitas técnicas, entre outras metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Garantir a qualidade e segurança sanitária do leite e seus derivados é uma das prioridades do Idam, que trabalha ao lado do produtor rural e em parceria com os órgãos de fiscalização para garantir o bem-estar dos animais e uma produção de qualidade.

“O manejo das vacas leiteiras tem como objetivo garantir o conforto, a nutrição, a saúde e a reprodução. O manejo nutricional é a base da produção e, para isso, a dieta tem que ser balanceada com base na fase do animal, sendo elas lactação, seca e transição”, delineou o médico veterinário do Idam, Felipe Castro.

O médico veterinário reforça, ainda, a importância da saúde animal, com vacinação, controle de ectoparasita e exames periódicos.

O médico veterinário reforça, ainda, a importância da saúde animal, com vacinação, controle de ectoparasita e exames periódicos, medidas que garantem não apenas uma boa produção dentro da propriedade, mas também produtos de qualidade.

Atualmente, o maior rebanho leiteiro e misto do estado se encontra no município de Manicoré, com 220.581 animais. Em seguida estão Careiro da Várzea, com 55.044; Autazes, com 53.817 animais; e Apuí, com 52.930.

Queijarias

O instituto apoia as queijarias do estado com capacitações, assistência técnica e auxílio no processo de regularização junto aos órgãos de fiscalização.

O Amazonas registrou em 2024 uma produção de mais de 6 mil toneladas de queijo artesanal. Segundo a engenheira de alimentos do Idam, Carolina Ferrer, o instituto apoia as queijarias do estado com capacitações, assistência técnica e auxílio no processo de regularização junto aos órgãos de fiscalização.

“Nós do Idam assistimos neste processo de regularização desde a elaboração dos documentos necessários, além de fazermos o acompanhamento da produção e treinamento da equipe em boas práticas de fabricação para que obtenhamos sempre um produto com segurança e qualidade na mesa do consumidor”, frisou.

Garantir a qualidade e segurança sanitária do leite e seus derivados é uma das prioridades do Idam.

Um dos produtores assistidos pelo Idam é o criador Afonso Campos. Trabalhador rural aposentado, Afonso adquiriu, com o apoio do Idam, financiamento por meio do crédito rural para começar sua criação no município de Novo Airão. O empreendimento já possui compradores regulares que se interessaram pela qualidade do queijo produzido.

“A assistência do Idam foi muito boa, foi o que permitiu eu desenvolver minha criação e meu negócio. Hoje já tenho uma renda que me permite pagar pelo financiamento inicial e continuar crescendo”, agradeceu Afonso.

Escrito por: Idam

Anterior

Assistência técnica do Ruraltins transforma produção familiar em referência para a alimentação escolar em Pedro Afonso

Próximo

Emater Goiás inicia a primeira edição do Agro é Social de 2026 no Vale do Paranã

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}