Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Mercado
04/02/2026
Epagri Epagri

Epagri é referência para autoridades e produtores de uva e vinho do Rio Grande do Sul

0
0

A comitiva gaúcha liderada pelo secretário Márcio Madalena foi recepcionada pela equipe da Epagri, chefiada pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Reney Dorow.​

04/02/2026 | Assessoria de comunicação – Epagri

Reprodução – Epagri

​

A recente visita de uma comitiva do Rio Grande do Sul a unidades da Epagri consolida ainda mais a instituição como referência no Brasil. No caso específico, autoridades e produtores de uva do Estado vizinho estiveram no Meio-Oeste de Santa Catarina para conferir o sistema antigranizo utilizado na proteção de produções e conheceram as uvas viníferas resistentes a doenças, as chamadas Piwi.

O Sistema Antigranizo é voltado à implantação e operacionalização de um mecanismo de controle de granizo com geradores de solo, com queimadores de iodeto de prata. A tecnologia ajuda a minimizar os danos nas lavouras ao reduzir o tamanho das pedras de gelo de granizo, que se desintegram antes de atingirem o solo.

O sistema está instalado em 13 municípios: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Tangará, Timbó Grande e Videira. Neste ano estão previstos outros 13 municípios: Atalanta, Aurora, Bom Jardim da Serra, Chapadão do Lageado, São Joaquim, Imbuia, Iomerê, Ituporanga, Joaçaba, Lacerdópolis, Petrolândia, Presidente Castello Branco e Vidal Ramos. 

“Nosso objetivo é conhecer com detalhes a utilização do sistema antigranizo trabalhado com iodeto de prata. Santa Catarina tem uma expertise acumulada no combate ao granizo com esta tecnologia. E é impossível falar de agricultura em Santa Catarina sem conversar com a Epagri. A demanda de utilização deste sistema no Rio Grande do Sul partiu do setor vitivinícola. Então, nosso objetivo aqui é conhecer este processo e entender como a Epagri tem trabalhado com o avanço da vitivinicultura em Santa Catarina”, disse, em Videira, Márcio Madalena, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul.

A comitiva gaúcha liderada pelo secretário Márcio Madalena foi recepcionada pela equipe da Epagri, chefiada pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Reney Dorow

Comitiva gaúcha recebeu informações sobre o sistema antigranizo existente em SC

“É muito comum os produtores utilizarem as telas antigranizo, mas eles nunca podem confiar apenas em uma ferramenta de controle. Por isso, nós temos o radar e todo um sistema muito eficiente na região do Vale do Rio do Peixe. Este mecanismo ajuda a reduzir o tamanho das pedras e os danos. É algo que realmente deu certo, seja para a maçã, uva, frutas de caroço e demais culturas que aqui temos”, completa o engenheiro-agrônomo André Luiz Kulkamp de Souza, gerente da Estação Experimental de Videira.

Pesquisador André Luiz Kulkamp de Souza explica sobre as uvas Piwi

Uvas resistentes a doenças também inspiram produtores gaúchos

Ainda em Videira, a comitiva gaúcha, composta por autoridades, produtores, técnicos e agentes de Defesa Civil de 22 municípios, conheceu as uvas Piwi – termo derivado da palavra alemã “pilzwiderstandsfähigen” que, em português, significa “resistente a doenças fúngicas”.

Recentemente, a Epagri e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com instituições da Alemanha, da Hungria e da Itália, lançaram as variedades Felicia e Calardis Blanc, que têm atraído cada vez mais adeptos, resultam em vinhos finos de excelente qualidade e conquistam os consumidores mais exigentes.

Produtores do RS conheceram as características e vantagens das uvas Piwi

“A partir do momento que nós temos uma instituição com a envergadura da Epagri trabalhando variedades específicas com resistência a alguns patógenos, é de fundamental importância que o nosso setor no Rio Grande do Sul possa também se atualizar e entender como Santa Catarina está trabalhando neste processo. E no momento de celebração do acordo Mercosul-União Europeia, onde um dos setores sensíveis ao acordo é o setor vitivinícola, a pesquisa, a extensão e os trabalhos de qualidade realizados no Brasil precisam ser valorizados e todas as experiências conhecidas devem ser compartilhadas”, conclui o secretário Márcio Madalena.

Diretor Reney Dorow recepcionou a comitiva gaúcha e falou sobre os trabalhos da Epagri

Por Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc
Com informações de Andréia Oliveira, Assessoria de Comunicação SAPE

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407/99661-6596

Acompanhe como foi a visita da comitiva do Rio grande do Sul às unidades da Epagri.

Escrito por: Epagri Epagri

Anterior

Parceria da Emater-MG com exportadores de café amplia divulgação do programa Construindo Solos Saudáveis

Próximo

Curso em Itapemirim abre oportunidades no mercado de alimentos para dietas especiais

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}