Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Clima
03/02/2026
Epagri Epagri

Epagri estuda eficácia de estações meteorológicas de baixo custo para monitoramento microclimático

0
0

O projeto Agromet 4.0, desenvolvido pela Epagri/Ciram, busca validar a eficácia de estações meteorológicas compactas e de baixo custo, disponíveis no mercado​

30/01/2026 | Assessoria de comunicação – Epagri

Reprodução -Epagri

​

O projeto Agromet 4.0, desenvolvido pela Epagri/Ciram, busca validar a eficácia de estações meteorológicas compactas e de baixo custo, disponíveis no mercado. Segundo a pesquisadora que coordena o projeto, Iria Sartor Araujo, o objetivo é “revolucionar o monitoramento microclimático na agricultura catarinense”. Ela explica que os equipamentos atendem à crescente demanda por dados em diversos tipos de cultivo, como lavouras, pomares e hortas. 

A Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) recebeu o primeiro equipamento deste tipo em dezembro, instalado na Unidade de Olericultura, que possui estufas e utiliza técnicas de cultivo suspenso de hortaliças orgânicas. “Um ambiente ideal para testar a adaptabilidade e precisão dos equipamentos em sistemas de produção intensivos”, pontua Iria. 

A pesquisadora adianta que até junho serão instaladas mais três estações meteorológicas compactas nas unidades de pesquisa da Epagri. Os locais serão selecionados levando em conta as condições exigidas pelos equipamentos, como garantia de telemetria para envio dos dados, seja Wifi ou GPRS (via chip de celular).

Início em 2024

A pesquisadora relata que no início de 2024 os técnicos da Epagri/Ciram instalaram quatro unidades de estações meteorológicas compactas na Sede da Epagri, em Florianópolis. Os dados obtidos pelos equipamentos foram submetidos a uma rigorosa comparação com os registros da estação meteorológica padrão do Centro de Treinamento da Epagri, também na capital. “Essa etapa foi crucial para avaliar a precisão e a confiabilidade das unidades de baixo custo antes de sua aplicação em campo”, destaca Iria. 

Testes iniciaram na Sede da Epagri, em Florianópolis

Após essa primeira fase de testes, o trabalho entrou, em dezembro último, na segunda e decisiva etapa: a realocação das estações compactas para as unidades de pesquisa da Epagri em diferentes regiões de Santa Catarina. “O objetivo é testar o monitoramento ambiental sob as mais variadas condições de clima e altitude encontradas no Estado”, descreve Iria.

“O Agromet 4.0 representa uma importante união de esforços entre a Epagri/Ciram e as Estações Experimentais. Mais do que apenas coletar dados, a iniciativa busca a integração da pesquisa científica com a prática, promovendo a formação qualificada das equipes e a difusão de novas tecnologias de monitoramento ambiental”, comemora a coordenadora do projeto. Ela afirma que a intenção é garantir que as novas tecnologias sejam devidamente aplicadas e operacionalizadas no meio rural, fornecendo aos produtores ferramentas acessíveis e eficazes para aprimorar a gestão de seus cultivos com base em informações microclimáticas detalhadas.

Informações para a imprensa


Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407 / 99161-6596

Por: Gisele Dias, jornalista Epagri

Escrito por: Epagri Epagri

Anterior

Programa Agrofamília já financiou mais de R$ 1 milhão em projetos de agroindústrias na região sul do RS

Próximo

Pesquisas da EPAMIG contribuem para a produção sustentável de tilápia

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}