Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Mercado
28/01/2026
Idam

Idam destaca produtores de cacau do rio Juruá pela premiação internacional de chocolate

0
0

​Produzido com o cacau fornecido por 12 famílias do rio Juruá, o chocolate Caputo’s Wild Juruá recebeu prêmio de prestígio​

27/01/2026 | Assessoria de comunicação – Idam

Reprodução – Idam

​

Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) destaca o trabalho realizado por 12 famílias produtoras de cacau em Guajará (distante 1.476 quilômetros de Manaus), assistidas pelo Idam. O cacau produzido na região do rio Juruá passou a ter reconhecimento internacional, por meio do chocolate Caputo’s Wild Juruá, produzido pela chocolatier brasileira Luisa Abram, com o prêmio Gold no Sofi Awards 2026.

A premiação foi na cidade de San Diego (EUA), no dia 13 de janeiro. O prêmio, de grande destaque na categoria, representa uma vitória significativa para o cacau amazonense.

“Este chocolate é produzido de forma sustentável por 12 famílias extrativistas do rio Juruá, na comunidade Novo Horizonte. Os extrativistas participam diretamente da produção e comercialização de amêndoas de cacau nativo”, destacou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Guajará, Izaquiel Oliveira.

Segundo Izaquiel, o chocolate é produzido utilizando cacau selvagem da Amazônia, sempre com um forte compromisso sustentável. Desde 2016, em colaboração com a ONG SOS Amazônia, iniciou-se o trabalho com o “Projeto Valores da Amazônia”, que capacitou famílias ribeirinhas para a coleta e fermentação do cacau selvagem, criando uma fonte de renda alternativa ao extrativismo da borracha.

“O Idam realiza a classificação do cacau com um técnico registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), realizando a classificação das amêndoas de cacau e garantindo, assim, os documentos necessários e obrigatórios para o transporte. Também oferecemos orientações nas metodologias das boas práticas do extrativismo sustentável”, ressaltou o gerente.

Histórico de Assistência Técnica

O Idam tem atuado de forma contínua no apoio à cultura do cacau em Guajará, com destaque para a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o manejo adequado da cultura. Neste contexto, o instituto o atua como elo técnico entre o extrativismo tradicional do cacau e oportunidades de mercado, participando de forma proativa junto à agricultura familiar.

Como resultado, o cenário atual do cacau em Guajará é promissor e caracterizado por uma produção nativa/extrativista.

“O cacau que existe na região é principalmente nativo, coletado e manejado por famílias locais, com recentes transações que alcançaram preços recordes para o produto local, o mercado tem mostrado grande interesse pelo cacau amazônico de alta qualidade — tanto internamente quanto para exportação”, explicou Izaquiel.

Também se destaca o potencial sustentável: a cultura do cacau nativo em Guajará é vista como uma alternativa econômica que valoriza a floresta em pé, no plantio de áreas degradadas, e contribui para complementar a renda familiar, abrindo portas para mercados de chocolate premium e internacional.

Escrito por: Idam

Anterior

Agricultores Familiares recebem benefícios sociais através de mutirão realizado em Rondônia

Próximo

Asbraer avança em parceria com fundo árabe e Programa Terra Viva para recuperação de pastagens e fortalecimento da segurança alimentar

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}