Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
28/01/2026
EMATER - RO

Microcrédito orientado pela Emater-RO prioriza agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

0
0

Os produtos da agricultura familiar estão presentes nas mesas de todos os brasileiros​

26/01/2026 | Assessoria de comunicação – Emater/RO

Reprodução – Emater/RO

​

Microcrédito orientado pela Emater-RO prioriza agricultores familiares, mulheres e jovens rurais
Agricultores familiares, jovens e mulheres rurais, e também extrativistas, pescadores artesanais e indígenas, cuja renda não ultrapasse cinquenta mil reais por ano, têm prioridade de atendimento da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) no Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF B). Esta população rural se enquadra na modalidade de cadastro da agricultura familiar de classificação B (“CAF B”), que os habilita a tomar crédito para a atividade rural com juros zero e desconto de até 40% para pagamento em dia. Os produtos da agricultura familiar estão presentes nas mesas de todos os brasileiros

O programa prevê projetos e contratos com clausulas de incentivo ao adimplemento, que resulta em redução dos valores a pagar, tanto no capital quanto nos juros, para isto institui taxa de juros de meio por cento ao ano (0,5%aa), e ao mesmo tempo oferece um desconto de até 40%, para quem paga em dia. O desconto é proporcional ao valor da parcela a pagar, desde que seja efetivamente paga até a data do vencimento.

Para o governo de Rondônia, é prioridade atender o agricultor familiar em todas as categorias do CAF, para isto a Emater-RO assinou convenio com os agentes financeiros que operam o Pronaf, Cooperativas de Crédito, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, A prioridade dada aos portadores do CAF-B, “é uma forma de fazer justiça social e capacitar estes agricultores com menor renda, facilitando o acesso às tecnologias de produção para a melhorar a renda familiar.” diz o presidente da Emater-RO, Luiz Claudio Pereira Alves.

QUEM TEM DIREITO

Apoiar agricultores familiares, ribeirinhos, quilombolas e indígenas com políticas públicas é fazer justiça social

​

Tem direito ao crédito do Pronaf, todos os agricultores familiares, que realizem atividades agrícolas ou pecuárias, extrativistas, pescadores artesanais, e ainda suas mulheres e filhos maiores de idade, os valores do financiamento e as taxas de juros variam conforme o enquadramento do agricultor no CAF.

Os produtores são classificados por grupos de renda e pelo tipo de acesso a terra, os grupos que compõem os CAFs, A e AC, são formados por agricultores assentados da reforma agrária, ou beneficiários do crédito fundiário. No grupo B estão todos os agricultores com renda até 50 mil reais, e no grupo V estão os agricultores com áreas de até quatro módulos fiscais e renda até 500 mil reais ao ano, este último grupo pode financiar até 250 mil reais, mas, em algumas atividades este valor pode chegar a 500 mil.

COMO ACESSAR

Para ter acesso ao financiamento é necessário que o agricultor proponente do crédito vá a um escritório local Emater-RO, e faça o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF) para elaborar o projeto de crédito. O agricultor pode financiar a compra de animais, equipamentos para produção de energia, internet, irrigação, insumos agropecuários e outros como: apetrechos de pesca, embarcação, ferramentas e EPIs.

Para o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, oferecer crédito de qualidade para a agricultura familiar é a melhor forma de valorizar o produtor, criando condições de permanência no campo, evitando o êxodo dos jovens rurais, ao mesmo tempo em que incentiva uma sucessão tranquila e eficaz na administração da propriedade rural familiar.

Escrito por: EMATER - RO

Anterior

IDR-Paraná realiza exames de brucelose e tuberculose em búfalos no Vale da Ribeira

Próximo

Com assistência da Empaer-PB e recursos do Pronaf produtor de hortaliças de Cajazeirinhas conquista mercado

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}