Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pecuária
28/01/2026
IDR - PARANA

IDR-Paraná realiza exames de brucelose e tuberculose em búfalos no Vale da Ribeira

0
0

​Para atender à demanda, foi criada uma força-tarefa coordenada pelo IDR-Paraná

23/01/2026 | Assessoria de comunicação – IDR/Paraná

Reprodução – IDR/Paraná

​

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) está realizando exames de brucelose e tuberculose em búfalos de produtores associados à Aprolevale, Associação de Produtores de Leite de Búfalo do Vale do Ribeira. A ação envolve criadores dos municípios de Itaperuçu, Campo Largo, Doutor Ulysses e Cerro Azul.

A iniciativa surgiu a partir da instalação de um entreposto de leite em Rio Branco do Sul, que passará a captar leite de búfala na região. Entre as exigências da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), com base no Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, está a realização anual desses exames nos rebanhos.

Para atender à demanda, foi criada uma força-tarefa coordenada pelo IDR-Paraná, com apoio do laticínio, que forneceu os insumos, e da Prefeitura de Itaperuçu. “Nesta primeira etapa, cerca de 15 produtores participam da ação, totalizando aproximadamente 800 animais, que deverão ser examinados até o primeiro semestre de 2026. Até o momento, realizamos 250 exames”, destacou o médico veterinário do IDR-Paraná, João Victor Alvaia de Oliveira.

Segundo Oliveira, além de cumprir a legislação sanitária, os exames garantem a sanidade do rebanho e ajudam a prevenir riscos à saúde humana. Ambas as doenças são zoonoses, isto é, podem ser transmitidas para humanos. Enquanto a tuberculose é mais conhecida, a brucelose pode ser contraída pelo contato com animais infectados, principalmente manipulação de restos fetais, manipulação inadequada da vacina e consumo de leite e derivados contaminados.

Os exames de brucelose são realizados por meio da coleta de sangue, com reação química, enquanto a tuberculose é diagnosticada pela aplicação de tuberculina na pele do animal, com leitura após 72 horas.

A certificação sanitária traz benefícios diretos aos produtores, especialmente para a comercialização do leite e derivados. A ação conta com apoio do Programa Estadual de Sanidade Animal e a expectativa é ampliar o trabalho, fortalecendo o controle sanitário dos rebanhos bubalinos e a segurança alimentar na região.

Escrito por: IDR - PARANA

Anterior

Guavira: a fruta que gera renda, preserva o Cerrado e mantém viva a identidade de MS

Próximo

Microcrédito orientado pela Emater-RO prioriza agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}