Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaNaturezaPequenos e Médios
11/01/2026
Idam

Idam e Adaf capacitam extensionistas para enfrentamento da mosca-da-carambola no Amazonas

0
0

Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva estão sob quarentena e municípios vizinhos estão em alerta para risco fitossanitário

08/01/2026 | Assessoria de Comunicação – Idam/AM

Foto: Idam/AM

Nesta quarta-feira (07/01), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), realizou uma capacitação on-line para gerentes e técnicos das 75 Unidades Locais (Unloc) e postos avançados do instituto sobre medidas de enfrentamento à mosca-da-carambola.

“São três municípios em que já foram identificadas ocorrências dessa praga e o nosso papel quanto Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) oficial do estado é na orientação e procedimentos cabíveis aos produtores e agricultores familiares do Amazonas”, frisou a diretora-técnica do Idam, Nadiele Pacheco.

Conforme a diretora-técnica, que coordenou a reunião, a Portaria DAS/Mapa nº1.503, de 19 de dezembro de 2025 – Art. 1º – declara como Área Sob Quarentena para a praga quarentenária presente Bactrocera Carambolae, no estado do Amazonas, nos municípios de Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva (a 176 e 57 quilômetros da capital, respectivamente). Além disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu uma zona tampão em municípios vizinhos.

“Nossa missão, agora, é disseminar as informações para os agricultores familiares e produtores rurais de todo Amazonas, não somente para as áreas afetadas, a fim de que eles possam identificar e combater essa praga e, assim, garantir que a produção frutícola do nosso estado não seja afetada”, enfatizou.

Com a ocorrência da praga, os municípios com ocorrência ficam impedidos de exportar frutos para outros municípios e estados onde não há registros do inseto, a fim de impedir sua propagação no território brasileiro. Entre os prejuízos causados pela não adoção do plano de erradicação estão a perda de mercado e custos elevados para controle no campo, como monitoramento e supervisão do tratamento.

“Os técnicos da Adaf orientaram que a praga não é um risco de doença para os humanos, mas ocasiona perdas econômicas graves na produção e são um risco para os produtores, por isso, estamos unidos nessa força-tarefa, juntamente com a Secretaria de Produção Rural, para assistir os agricultores do estado”, reforçou a diretora-técnica.

Durante o encontro, os extensionistas foram orientados quanto à colheita e transporte de frutos, além do uso de armadilhas para coleta e identificação do inseto e, ainda, do enterramento dos frutos contaminados. Apesar de ser conhecida como mosca-da-carambola, o inseto pode afetar cerca de 40 tipos de frutas, principalmente carambola, manga, laranja, goiaba e jambo vermelho.

Escrito por: Idam

Anterior

Epamig-MG realiza 14ª edição do Congresso Nacional de Pesquisa do Feijão (Conafe)

Próximo

Balanço 2025: extensão rural da Epagri-SC alcança 100% dos municípios e amplia crédito e assistência no campo

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}