Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
02/01/2026
Emater RS

Cartão Cidadão é entregue para família da unidade piloto no município de Morro Redondo (RS)

0
0

Doze unidades familiares foram selecionadas para o desenvolvimento do projeto no estado

30/12/2025 | Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Escritório Regional de Pelotas | Elise Azambuja Souza

Foto: Elise Souza/Divulgação/Emater-RS Ascar

Uma das primeiras contempladas pela Operação Terra Forte, a família Drews, de Morro Redondo, recebeu na manhã desta segunda-feira (29/12) o Cartão Cidadão, instrumento que garante acesso aos recursos financeiros disponibilizados pelo Programa. A propriedade, voltada para a produção de grãos, integra o grupo das 12 unidades selecionadas para o desenvolvimento do projeto-piloto em todo o estado.

Coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executada pela Emater/RS-Ascar, a Operação Terra Forte é considerada o maior programa de recuperação de solos já proposto pelo Governo do Rio Grande do Sul e prevê o repasse de até R$ 30 mil para cerca de 15 mil famílias, sendo 1.066 delas na região administrativa de Pelotas.

Para o produtor Marcos Drews, ter sido contemplado pelo programa e escolhido como unidade piloto na região é motivo de satisfação. Segundo ele, a propriedade, que passou duas vezes pelo processo de sucessão familiar, já recebia assistência da Emater/RS-Ascar e eventos técnicos. Com os recursos da Operação Terra Forte, além de dar continuidade ao trabalho, será possível investir em melhorias estruturais na propriedade e na produção.

“A primeira coisa que pensamos, se a gente fosse contemplado com o projeto, seria melhorar a parte da água. A gente tinha o projeto de colocar uma caixa d’água do lado da casa para armazenar a água da chuva, só que é algo que ficava sempre em segundo plano, então já é a primeira coisa que vamos fazer, além do cercamento da cacimba, que sempre tivemos vontade de fazer e agora vamos conseguir”, comemora o produtor.

O Plano Individual de Ações Integradas (Piai), elaborado para a propriedade da família e que define a aplicação dos recursos repassados pelo Governo do Estado, foi construído de forma conjunta para atender tanto os objetivos do programa como as necessidades da família. De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Samuel Rutz, as primeiras ações serão voltadas aos eixos social e ambiental e, a partir do mês de junho, após a colheita da soja na propriedade, o foco do projeto será no eixo produtivo, com ações de correção de solo, terraceamento e melhora da fertilidade.

“O mais importante nesse programa é que ele garante um dinheiro que vai diretamente para o produtor. Para quem receberá esses recursos, chegou a hora de fazer muitas coisas que foram empurradas pra frente por falta de condições e que agora se tornam viáveis”, avalia o extensionista.

A satisfação com a chegada dos primeiros recursos também foi ressaltada pelo prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara. Para ele, sediar uma das unidades piloto do programa representa uma grande valorização do município. Segundo o prefeito, além de incentivar os pequenos produtores, o programa tem como objetivo viabilizar uma produção sustentável e de qualidade a longo prazo. “Sabemos que a correção do solo é fundamental. Por muitos anos produziu-se sem esse cuidado, e hoje é necessário repor os nutrientes. Está comprovado que esse trabalho gera resultados positivos”, afirmou.

Também participaram da cerimônia de entrega do cartão o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, os extensionistas da Instituição Edgar Norenberg e Caroline Velloso, a secretária de Desenvolvimento Rural e Turismo de Morro Redondo, Letícia Santos, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comdermor), Tiago Tuchtenhagen.

Escrito por: Emater RS

Anterior

Cacau ganha força em Sergipe e consolida nova fronteira agrícola no estado

Próximo

Por iniciativa da Emater-MG e prefeitura, feira livre em São Vicente de Minas volta a funcionar

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}