Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
InsumosMercadoPequenos e Médios
17/12/2025
Epagri Epagri

Arroz resiliente às mudanças climáticas desenvolvido pela Epagri ganha Prêmio de Inovação Catarinense

0
0

A variedade foi desenvolvida em parceria com a Embrapa e o Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc, e tem como diferencial a alta resiliência a extremos de temperatura na fase reprodutiva​

17/12/2025 | Assessoria de comunicação – Epagri

Reprodução – Epagri

​A Epagri venceu a edição 2025 do Prêmio de Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer, na categoria Produto, com o arroz SCSBRS126 Dueto. A variedade foi desenvolvida em parceria com a Embrapa e o Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc, e tem como diferencial a alta resiliência a extremos de temperatura na fase reprodutiva.  

O prêmio foi anunciado em evento realizado nesta segunda-feira, 15, pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), organizadora da premiação. Além de placa e certificado, os vencedores terão acesso a um edital de fomento exclusivo, com recursos de até R$100 mil por projeto, para fortalecer as iniciativas premiadas. 

“Este prêmio significa muito para nós na pesquisa agropecuária, pois enaltece o esforço e a capacidade do nosso corpo de pesquisa na permanente busca de soluções sustentáveis para a agricultura, mas também para outros setores econômicos do Estado”, ressalta o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Reney Dorow.

O case do SCSBRS126 Dueto foi inscrito no Prêmio de Inovação Catarinense pelo pesquisador Rubens Marschalek. Ele atua na área de Melhoramento Genético de Arroz Irrigado da Epagri e integra a equipe “Projeto Arroz”, grupo formado por pesquisadores e extensionistas rurais, responsável pelo desenvolvimento e pelas recomendações de manejo e cultivo. O desenvolvimento da 126 Dueto exigiu 15 anos de trabalhos multidisciplinares e interinstitucionais, envolvendo muitos parceiros e apoiadores, entre eles a própria Fapesc, o CNPq, a Capes e a Finep, entre outros.

“A 126 Dueto tem comprovada e validada tolerância aos extremos de temperatura na fase reprodutiva, gerando menores índices de esterilidade e maior produtividade quando comparada a outras variedades comerciais. São qualidades que garantem segurança alimentar diante dos extremos de temperatura decorrentes das mudanças climáticas”, explica Rubens.

Resiliência e produtividade

​

Lançada há apenas dois anos, a 126 Dueto alcançou, na atual safra, mais da metade da área plantada de arroz irrigado em Santa Catarina. A primeira disponibilização de sementes comerciais da variedade foi feita para a safra 23/24. Na ocasião, a 126 Dueto representou 2,87% da área cultivada. Com o trabalho conjunto de divulgação dos pesquisadores e extensionistas da Epagri, em parceria com a Acapsa (Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz), e com as indústrias e cooperativas do Sindarroz SC (Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina), na safra 24/25 o percentual chegou a 25%. As ações de divulgação envolveram diversos encontros e dias de campo para demonstrar as vantagens da nova variedade.

Integrantes da equipe Projeto Arroz: Thiago Guesser, extensionista de Rio do Campo, Rubens Marschalek, pesquisador da Estação Experimental de Itajaí, Antônio Carlos Contezini, agricultor, e Ricieri Verdi, extensionista em Pouso Redondo (Foto: Divulgação/Epagri)

O reconhecimento da Fapesc à 126 Dueto não é o primeiro da variedade. Em outubro, ela foi finalista mundial do “Prêmio da Aliança Global de Bioeconomia para Impacto e Liderança em Bioeconomia 2025”, promovido pela Novo Nordisk Foundation, empresa sediada na Dinamarca. A premiação destacou a contribuição da tecnologia para a segurança alimentar. 

Prêmio Inovação Catarinense

​

Criado pela Lei Catarinense de Inovação nº 14.328/2008, o Prêmio Inovação Catarinense leva o nome do professor Caspar Erich Stemmer (1930-2012), uma figura notável na inovação e desenvolvimento educacional e tecnológico no Brasil. Nascido em Novo Hamburgo (RS), formou-se engenheiro pela Universidade do Rio Grande do Sul e fez especialização na Alemanha.

Em Santa Catarina, o professor Caspar Erich Stemmer foi fundamental na criação e aprimoramento do curso de Engenharia Mecânica da UFSC, introduzindo inovações pioneiras na educação. Mais tarde, foi reitor da UFSC (1976-1980), expandindo significativamente a universidade. Nacionalmente, atuou em programas estratégicos do Governo Federal e recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico. Deixou um legado significativo na educação e na ciência brasileira.

Por: Cléia Schmitz, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Informações para a imprensa


Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri
(48) 3665-5407 / 99161-6596

Escrito por: Epagri Epagri

Anterior

Emater/RS-Ascar capacita extensionistas para etapa de Diagnóstico do Terra Forte

Próximo

Em Silves, Idam viabilizou mais de R$ 667 mil em crédito rural este ano

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}