Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
02/12/2025
Emater RS

Jovens Rurais de Giruá participam de intercâmbio de conhecimentos

0
0

Inicialmente o grupo foi recepcionado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais​​

02/12/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/RS

Reprodução – Emater/RS

Em roteiro realizado junto a propriedades rurais e empreendimentos locais, mais de 30 jovens rurais de Giruá tiveram a oportunidade de construir conhecimentos e conhecer experiências associadas à gestão ambiental, geração diversificada de renda e qualidade de vida no meio rural. A capacitação, realizada na sexta-feira e sábado (28 e 29/11), foi resultado da união de esforços entre Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Prefeitura de Giruá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), Jerivá Embalagens, Sicoob, Sicredi e Cresol, instituições que reconhecem a importância deste público para a continuidade e renovação de processos de desenvolvimento rural.

​Inicialmente o grupo foi recepcionado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, oportunidade em que acompanhou orientações sobre educação financeira compartilhadas por agentes do Sicredi.

​Na sequência, o grupo conheceu duas experiências diferenciadas que remetem a exemplos importantes de gestão ambiental, com visitas à central da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) e à Jerivá Embalagens.

​Na visitação à Unidade de Valorização Sustentável da CRVR, que contou com transporte viabilizado pela Prefeitura, os jovens puderam conhecer mais sobre os serviços prestados e a estrutura que atende à demanda da região Noroeste do Estado. A central, instalada em uma área de 35 hectares, opera com capacidade de 15 mil toneladas de resíduos por mês. O efluente líquido gerado da decomposição dos resíduos é direcionado para um sistema de osmose reversa, resultando em água em condições de reuso. Ainda, o gás metano também gerado a partir da decomposição é transformado em energia elétrica e distribuído na rede da Cooperluz.

​Ainda num contexto de preservação ambiental, a CRVR doou aos participantes, mudas de árvores de pitangueira e cerejeira-do-rio-grande para que possam cultivar em suas propriedades.

​Na visita à central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, os jovens foram recepcionados pelo técnico da empresa Romildo Júnior Bessegato, que destacou o sistema de logística reversa brasileira, que faz com que o País seja o que mais recolhe e recicla embalagens vazias de agrotóxico no mundo. Inserida nesse contexto, a Jerivá Embalagens contribui com o recebimento de cerca de 700 toneladas de resíduos por ano.

​Após a explanação, foi oferecido lanche aos visitantes, assim como a Jerivá Embalagens oportunizou o acesso e à alimentação no empreendimento de turismo rural visitado na sequência.

​No final da tarde, o grupo foi recepcionado no Refúgio dos Três Lagos, ambiente diferenciado e inspirador em áreas como turismo rural, agroindústria familiar e embelezamento de arredores.

​Durante a noite, o grupo teve a oportunidade de interagir com lideranças e debater sobre expectativas e perspectivas do jovem no meio rural. Na ocasião, foi evidenciada a importância do acesso a políticas públicas, sendo que grande parte das famílias dos jovens presentes é beneficiária da Operação Terra Forte, programa de melhoria dos solos coordenado pela SDR e executado pela Emater/RS-Ascar.

​As atividades seguiram no sábado com visita à Granja Sabiá, propriedade voltada à produção de hortigranjeiros, que se destaca pela sucessão familiar rural e pelo sistema de produção que alia divisão de tarefas e menor penosidade do trabalho. Durante a visita às estufas, a família relatou sua história, destacando a importância da resiliência, da busca constante por conhecimento, do apoio da assistência técnica e da inovação para geração de renda. No caso da Granja Sabiá, cestas ecológicas são fornecidas a consumidores de Giruá e de Santa Rosa, como uma proposta de alimentação saudável e diversificada.

​Os participantes acompanharam ainda a fala de agentes da Sicoob, que destacou possibilidades de acesso ao crédito rural de forma consciente.

​No Café do Passo, os jovens tiveram a oportunidade de interagir durante o almoço, viabilizado pelas cooperativas de crédito e pelo STR, e realizar visitação ao espaço, com contemplação das belezas naturais. Também receberam orientações sobre condução e poda do pomar.

​Ao final do encontro, foi realizada avaliação, que se mostrou positiva, indicando a importância de realizar outras atividades de capacitação e integração entre jovens rurais.

​Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
​Jornalista Deise A. Froelich
​dfroelich@emater.tche.br
​(55) 9 9979-8195
​www.emater.tche.br
​www.facebook.com/EmaterRS
​www.youtube.com/EmaterRS
​Instagram: @EmaterRS​

Escrito por: Emater RS

Anterior

Empaer-PB realiza em Patos capacitação em Educação Sanitária, Saúde Única e Bem-Estar Animal

Próximo

Retomada da Piscicultura em Nova Friburgo

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}