Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
EconomiaPequenos e Médios
25/11/2025
Asbraer

68ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer debate avanços do PNAE

0
0


Durante evento no Rio de Janeiro, representantes da ABC, FNDE e FAO destacam importância da Rede Asbraer e da agricultura familiar para alimentação escolar

25/11/2025 | Assessoria de Comunicação – Asbraer | Ana Karoliny Barros

Debate sobre o PNAE durante a 68ª AGO da Asbraer. FOto: Juliana Silva | Ascom Asbraer

O Programa Nacional de Alimentação Escolar marcou a programação da 68ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) na tarde desta terça-feira (25), no Rio de Janeiro. O encontro reúne dirigentes de entidades estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, instituições de pesquisa e representantes do governo federal e de instituições internacionais parceiras.

Paola Barbieri, analista de projetos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), destacou que a agência acumula cerca de 11 mil projetos de cooperação em 110 países em desenvolvimento com diversas áreas de atuação, entre elas a alimentação escolar. “A disseminação de políticas públicas como o PNAE só existe graças às instituições brasileiras cooperantes, inclusive a Asbraer”, afirmou.

A Rede Asbraer é uma parceria da ABC e do Ministérios das Relações Exteriores (MRE), recebendo delegações estrangeiras e realizando intercâmbios com o objetivo de mostrar cases de sucesso relacionados aos processos de capacitação de produtores e técnicos, formulação de políticas públicas e produção e distribuição de alimentos saudáveis ao povo brasileiro. A agricultura familiar brasileira é uma referência internacional graças ao apoio da Ater Pública e da Pesquisa Agropecuária.

Segundo Paola, desde 2008, organismos internacionais atuam com a ABC em intercâmbios sobre alimentação escolar, inicialmente com a FAO e, a partir de 2010, também com o Programa Mundial de Alimentos. Um dos maiores resultados desse processo é a consolidação da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES).

A RAES é uma ferramenta da Cooperação Internacional Brasil-FAO em alimentação escolar, desenvolvida pelo Governo do Brasil, por meio da ABC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com o apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Najla Veloso, secretária executiva da RAES e representante da FAO, reforçou que a experiência brasileira inspira outros países a integrar desenvolvimento rural, sustentabilidade e produtividade. “Isso que nós estamos fazendo está contribuindo de fato. É uma produção que favorece o entorno, favorece a comunidade, o entorno da escola e a biodiversidade”, completou.

O especialista da Coordenação-Geral do PNAE no FNDE, Felipe Albuquerque, destacou o peso nacional da política. Segundo ele, o programa garante repasses que somam R$ 1,6 bi para a agricultura familiar, beneficia 38 milhões de estudantes e envolve 40 mil agricultores familiares.

“O trabalho que vocês fazem é excepcional para o funcionamento do PNAE”, afirmou, referindo-se às instituições estaduais de Ater. Felipe destacou ainda que a as compras feitas na comunidade ou em áreas mais próximas são uma prioridade para respeitar as tradições locais e fortalecer sistemas produtivos sustentáveis. 

Desde 2009, a legislação determinava que 30% dos recursos repassados para a alimentação escolar fossem investidos na compra direto de produtos da agricultura familiar. Em 2025, a Lei nº 15.226/2025 ampliou esse percentual para 45%, reforçando a importância do agricultor familiar na alimentação escolar. Segundo Felipe, na prática, em 2022, o percentual de 45% de compras da agricultura familiar já foi atingido.

O presidente da Asbraer, Otávio Maia, chamou atenção para a necessidade de ajustes no financiamento das políticas de alimentação escolar. Para ele, é essencial ter “olhar atento ao valor per capita por aluno para melhorar a remuneração e também a qualidade de merenda oferecida”. Além disso, ele também defendeu discutir um aporte de recursos para amparar a logística de distribuição dos alimentos do campo às escolas.

O evento segue até esta sexta-feira (28) e é promovido pela Asbraer em parceria com a Emater-Rio, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Subsecretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (SEDIPAF), com apoio da Secretaria de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro (SEAPPA) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Pesagro-Rio).

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

SDA e Ematerce entregam boletos para beneficiários do PIMP

Próximo

68ª AGO da Asbraer encerra primeiro dia com balanço da participação na COP 30 e diálogos com governo federal

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}