Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
AviculturaPequenos e Médios
10/11/2025
Asbraer

Avicultura Colonial em destaque: curso da Emater/RS-Ascar chega à marca de 600 alunos capacitados

0
0

A capacitação acontece anualmente no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (Cetac), da Emater/RS-Ascar​​

10/11/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/RS

Reprodução – Emater/RS

Foi concluída na sexta-feira (07/11) mais uma edição do Curso Básico de Avicultura Colonial, promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Embrapa Clima Temperado, Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec) e Fundação Universidade de Rio Grande (Furg), além de profissionais liberais especializados na área. A capacitação acontece anualmente no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (Cetac), da Emater/RS-Ascar.

​O objetivo é que os alunos possam ingressar na avicultura tendo os conhecimentos básicos para geração de renda, diversificação das atividades na propriedade e o avanço dentro dos padrões de sustentabilidade. De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar e instrutor do curso, Luiz Ignacio Jacques, o processo de licenciamento dos projetos de avicultura pode apresentar lentidão, e o curso consegue auxiliar com alternativas para viabilizar e agilizar a implantação dentro da base legal. “Hoje temos um programa consolidado como uma grande parceria, em que as pessoas envolvidas é que fazem a diferença. São profissionais abnegados, que trabalham para que o projeto perdure”, destacou Jacques.

​Durante as aulas, realizadas ao longo de uma semana de curso, os alunos aprendem técnicas relativas ao manejo do sistema em temas como nutrição animal, biosseguridade, pastagens para aves e até alternativas de automação de baixo custo para reduzir a mão-de-obra. Também são aprendidas técnicas para processamento de outras fontes energéticas em substituição ao milho. Uma dessas alternativas é a formulação de rações balanceadas, a partir de alimentos como a batata-doce e mandioca, por exemplo.

​De acordo com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado e um dos instrutores do curso, João Pedro Zabaleta, o principal diferencial do sistema colonial em relação aos sistemas industriais é a possibilidade de encurtar os circuitos de produção e consumo, permitindo que os ovos possam chegar à mesa com mais agilidade, o que reflete na qualidade do alimento oferecido e atende à crescente demanda de mercado por uma alimentação mais saudável. Além disso, também se caracteriza como uma boa fonte de renda complementar nas propriedades. “A avicultura pode oferecer uma alternativa de renda à agricultura familiar para permanência no campo, pois diferente de outras culturas, a comercialização de ovos reverte uma renda diária, com baixa necessidade de mão-de-obra”, explica Zabaleta.

​O curso, que já é realizado há 12 anos, surgiu por uma demanda da Emater/RS-Ascar para treinar os extensionistas da Instituição no âmbito do projeto “Brasil Sem Miséria”, que assistia a cerca de 1.100 famílias. Nesta edição, chega à marca de mais de 600 alunos, de vários estados brasileiros e até do Uruguai capacitados.

​Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Escritório Regional de Pelotas
​Jornalista Elise Azambuja Souza
​eazambuja@emater.tche.br
​(53) 99187-2487
​www.emater.tche.br
​www.facebook.com/EmaterRS
​www.youtube.com/EmaterRS
​Instagram: @EmaterRS​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Empaer-PB e UFPB lançam cultivar de acerola mais saborosa e rentável

Próximo

Nova edição do Informe Agropecuário destaca o cultivo semi-hidropônico de morangos

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}