Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
10/11/2025
Asbraer

Estresse influencia qualidade da carne dos peixes, destaca veterinária da Agraer em evento

0
0


A médica veterinária destacou que o manejo pré-abate influencia na textura, sabor, aparência e durabilidade do pescado

10/11/2025 | Assessoria de comunicação – Agraer

Reprodução – Agraer

​

O modo como os peixes são manejados antes e durante o abate pode determinar se o produto final terá qualidade e sabor ou perderá valor comercial. Essa foi a principal mensagem da médica veterinária Chaiana Schaffer Schroder, da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Douradina, durante o 1º Dia de Campo Peixes Nativos, promovido pela Agraer, Senar, Projeto Pacu, Iagro, Sebrae e Semadesc.

Com o tema“A influência do estresse na qualidade final da carne de peixes”, a profissional apresentou aos produtores familiares os fatores que mais afetam o bem-estar animal e, consequentemente, o resultado do pescado. Segundo ela, situações como jejum, aglomeração, emersão, depuração, insensibilização e abate são inevitáveis na piscicultura, mas podem ser controladas para reduzir os impactos negativos.

Pesquisas científicas comprovam que os peixes possuem senciência — ou seja, sentem medo e dor — e isso reflete diretamente na carne. “No momento de estresse e tentativa de fuga durante a despesca, o animal gasta glicose sanguínea, aumentando o ácido lático no músculo. Com isso, o pH da carne fica mais ácido, comprometendo a qualidade”, explicou Chaiana.

Ao longo da palestra, a médica veterinária destacou que o manejo pré-abate influencia na textura, sabor, aparência e durabilidade do pescado, além de afetar sua aceitação no mercado. “O investimento em práticas adequadas e menos estressantes garante um produto visualmente mais atrativo e com carne de melhor qualidade. Isso significa também mais rentabilidade e menos perdas para o produtor”, pontuou.

Entre os benefícios apontados pela extensionista, o resultado econômico é um dos mais evidentes. “O resultado é uma carne de maior apreciação, sabor e textura. Com isso, o consumidor paga com gosto o valor”, afirmou. Segundo ela, o manejo correto amplia o tempo de conservação e reduz o desperdício de filés, graças ao equilíbrio bioquímico mantido no organismo do peixe.

Na avaliação de Chaiana, a piscicultura é uma cadeia em expansão e delicada, com diversas espécies e suas peculiaridades. “É nossa responsabilidade repassar ao produtor os detalhes que farão a diferença”, observou. A médica contou que se preparou intensamente para abordar o tema da melhor forma possível, ciente da importância de levar informações que impactam diretamente o desempenho produtivo. “Mais do que vender peixe, devemos entregar ao consumidor uma experiência de sabor e qualidade”, completou.

Os produtores familiares que participaram do evento destacaram a importância das informações compartilhadas.

A Agraer está presente em todos os cantos de Mato Grosso do Sul, ao lado de quem faz o campo acontecer. Nosso compromisso é fortalecer a produção sustentável, unindo conhecimento, tecnologia e tradição para que cada propriedade cresça com equilíbrio e rentabilidade. Se você busca aprimorar e agregar valor à sua produção, ou dar novos passos na sua agroindústria, procure nosso escritório em seu município. Estamos prontos para caminhar com você, transformando desafios em oportunidades e ideias em resultados.

“O dia de campo está bem produtivo, bem explicativo. A primeira palestra foi bem esclarecedora. A despesca manual e a questão do estresse do peixe que foi abordada são interessantes para que a gente possa melhorar, tentar diminuir o tempo para não estressar tanto o peixe e não ter tanta perda na qualidade da carne”, avaliou Leandra Vegas Rodrigues, agricultora familiar.

“Praticamente todo o sistema e todo o modelo que estão apresentando eu não conhecia, não tinha esse conhecimento técnico. Está sendo muito bom. Nós estamos no primeiro ano que estamos participando e estamos procurando um pouco mais de conhecimento na área”, contou Clemilton José Fernandes, agricultor familiar.


Reportagem: Maria Clara Espíndola (sob a supervisão do jornalista Ricardo Campos Jr., da Agraer) e Aline Lira (Agraer)

Fotos: Aline Lira

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital de Chamada Pública – Município de Camboriú/SC

Próximo

Empaer-PB e UFPB lançam cultivar de acerola mais saborosa e rentável

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}