Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
NaturezaPequenos e Médios
07/11/2025
Asbraer

Na COP-30, Emater-PA explica temas ambientais para juventude amazônica em início de carreira

0
0


Na COP-30, Emater explica temas ambientais para juventude amazônica em início de carreira

07/11/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Sessenta e sete adolescentes, entre 14 e 22 anos, da região norte do Brasil estão sendo instigados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) de Belém a refletir criticamente sobre as pautas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, que inicia naquela capital na próxima segunda-feira (10). 

Em processo natural de escolha futura de curso, faculdade e profissão, jovens-aprendizes do Pará, do Acre, Amazonas e Roraima fazem parte do programa Demà, da organização da sociedade civil (osc) Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). 

Este semestre, em cronograma preparatório para o evento internacional e no âmbito do projeto da Emater “Rumo à Cop-30 [30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas]– Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável e a Preservação Ambiental na Região Amazônica”, os grupos protagonizam rodas-de-conversa mediadas pela equipe extensionista do Governo do Pará a respeito de questões como produção de alimentos, preservação ambiental e tecnologias de desenvolvimento sustentável viáveis à floresta amazônica. 

Realizada em modelo presencial em Belém, a ação tem transmissão por videoconferência simultânea para os outros estados.  

A expertise oferecida pela Emater no aprofundamento de informações representa atendimento direto e indireto há 60 anos de cerca de 50 mil famílias à frente de atividades tais quais extrativismo de açaí, pesca artesanal e plantio de mandioca. O público atendido destaca assentados da reforma agrária, indígenas, quilombolas e ribeirinhos. 

Experiência 

Para Marcos Vinícius Albuquerque, de 20 anos, morador de Belém, o momento é “muito importante” para que se perceba  a COP-30 para a sociedade: “Mostra o que falta para nós, como sociedade, como humanidade: faz com que a gente examine os assuntos. Nós fomos convidados a conversar, não só ouvir, e sim falar junto, e a colocar em prática a partir de agora. Veio confirmar que nós somos o futuro e o futuro é agora”, anima-se. 

Sônia Verônica Lima, de 18 anos, também de Belém, declara que o contato com a Emater é “sucedido de forma incrível”: “Explicações profundas que nos ajudam a entender o que é a COP-30 e o que nós podemos aprender com o evento, como podemos ser incluídos nele. A Conferência muda não só nosso país, mas o mundo”, aponta.  

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater Jader Moura, idealizador do projeto “Rumo à COP-30”, a contribuição do arcabouço teórico da Emater na formação da carreira de profissionais iniciantes é um “investimento social” no sentido de educação continuada: “Faz parte das concepções de política pública transmitir informação de fonte oficial, promover conscientização e instigar pensamento crítico na sociedade: os temas da Ecologia, do Desenvolvimento Sustentável e da Amazônia em si são de interesse de qualquer profissão contemporânea e é imprescindível um nível de domínio”, diz o mestre em Ciências Agrárias, com três especializações acadêmicas: Agronegócio, Educação Profissional e Gestão Pública.

O engenheiro agrônomo reforça a influência de capacitações no êxodo rural: “Estudar, aprofundar conhecimento, é a melhor oportunidade para que a juventude campesina sinta não só expectativa, mas esperança, de continuar vivendo no campo, continuando os empreendimentos dos pais e movimentando a socioeconomia das comunidades e dos municípios”, afirma. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Em Autazes, Idam faz treinamento de poda de frutíferas e cultivo de hortaliças

Próximo

Emater Goiás realiza encerramento do programa Agro é Social em Itauçu

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}