Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoPequenos e Médios
30/10/2025
Asbraer

Com Emater-PA, agricultores de Tracuateua recebem compensação financeira para preservar floresta

0
0


iniciativa é parceria do Governo do Pará com governo federal e ONU

30/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Metade dos cerca de cinco hectares do Sítio do Major, na comunidade Campo Novo, em Tracuateua, no Rio Caeté, é de floresta preservada: “E a outra metade é nossa plantação de mandioca. Produzimos uns 150 quilos de farinha d’água por mês. É um arranjo que tem compensado”, diz o referido “Major”, apelido de João da Rosa, de 63 anos.

O agricultor vive com a esposa, Deusa Ivone de Araújo, de 44 anos, mais dois filhos e dois enteados: Luciana, de 17 anos; Lucivan, de 21 anos; Luciano, de 22 anos, e Luziele, de 25 anos. 

A propriedade é uma das atendidas pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no âmbito do  Programa Regulariza Pará e do Projeto Floresta + Amazônia, com o objetivo de remuneração direta pela manutenção sustentável dos ecossistemas amazônicos no município.

 O mecanismo de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), articulado pelo Governo do Pará e financiado pelo Fundo Verde para o Clima (GCF), é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

 Esta semana, 27 famílias sem pendências ambientais moradoras de 15 comunidades de Tracuateua receberam a parcela de adesão, no valor individual de R$ 1 mil e 500 reais. As próximas etapas exigem cadastro ambiental rural (car) validado e cadastro nacional da agricultura familiar (car), documentos emitidos pela Emater. As propriedades de três a 50 hectares situam sobretudo plantio e beneficiamento de mandioca, plantio de açaí e plantio de grãos.

Mobilização

Em uma reunião nesta quinta-feira (30), na Biblioteca Municipal Francisco de Paula Pinheiro, no bairro Centro, a equipe da Emater dirimiu dúvidas e aprofundou esclarecimentos. 

“É um movimento de mobilização, de conscientização e arrisco até nomear como revolucionário, porque não só discursa sobre preservação: injeta recursos e concretiza a política pública como oportunidade real de transição e adaptação dos sistemas produtivos. O acompanhamento da Emater, com a colaboração imprescindível do Regulariza Pará e trabalho conjunto com as comunidades, respeita as tradições, a viabilidade sociocultural e econômica dos empreendimentos da agricultura familiar e as demandas dos mercados de Tracuateua e região”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Tracuateua, o técnico em pesca e gestor ambiental Nadson Oliveira.

O Gestor destaca como resultados a efetividade de práticas sustentáveis, que geram renda e ao mesmo tempo conservam os recursos naturais, a exemplo de manejo: “Existe, ainda, um fator inerente de melhoria da qualidade de vida das famílias, pelo contexto de habitação em áreas mais saudáveis e pela expectativa de aumento de lucro, na ressignificação de mercados. Também consideramos que as comunidades passem, cada vez mais, a gerir com responsabilidade e autonomia os recursos naturais”, diz.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam já capacitou 272 extrativistas como parte do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia em 2025

Próximo

Com apoio da Agraer, produtor transforma tradição em resultado no leite de Mato Grosso do Sul

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}