Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
Pequenos e MédiosTecnologia
24/10/2025
Asbraer

Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes

0
0


Os agricultores de Catuji superaram a falta de insumos na região com a realização de compra conjunta orientada pela Emater-MG.

24/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/MG

Reprodução – Emater/MG

BELO HORIZONTE (23/10/25) – Em muitas cidades pequenas do interior de Minas Gerais, os produtores têm enfrentado dificuldades para adquirir fertilizantes, por falta de produtos no mercado. Em Catuji, no Vale do Mucuri, por iniciativa da Emater-MG, os agricultores se juntaram e realizaram uma compra coletiva de oito toneladas de adubos, que já estão sendo distribuídas pela Prefeitura Municipal para o plantio da próxima safra.

​Para viabilizar a compra coletiva de adubos, a Associação dos Agricultores Familiares de Catuji (Afacat), em parceria com a Emater-MG e a Secretaria Municipal de Agricultura, montou um regulamento para o programa, que teve a adesão de 28 agricultores. “O comércio local é pequeno e os agricultores comprar os insumos em Teófilo Otoni, município maior na região. Mas este ano, mesmo lá, vários tipos de adubo estão em falta e os disponíveis têm preços altos. Daí, fizemos uma reunião e se optou por uma compra coletiva, a fim de acessar novos mercados e adquirir os produtos no tempo certo do plantio”, explica o extensionista da Emater-MG, Júlio César Paixão.

​Júlio conta que eles entraram em contato com várias e fábricas do ramo e, por se tratar de uma compra maior, conseguiram melhores condições de preços e frete. “A compra coletiva ajudou demais, pois eu não estava achando os adubos para vender. Foi muito bom. Saiu mais barato e ainda me poupou tempo, pois a prefeitura faz a entrega na propriedade. Já quero que a ação volte a ocorrer novamente na época da adubação do início do ano”, comenta o cafeicultor Emerson Jardim.

​Novas iniciativas

​O secretário municipal de Agricultura de Catuji, Silvano Pires da Silva, diz que a ideia das compras coletivas, propostas pela equipe da Emater-MG, tem sido um sucesso. “Este ano, já fizemos uma compra coletiva de calcário, que deu um ótimo resultado, e agora o projeto dos fertilizantes também foi muito importante. O solo fica mais produtivo e a agricultura se fortalece, gerando mais renda para o município. Acredito que esse projeto será a semente para muitas outras iniciativas assim”, acrescenta.

​A compra do calcário (100 toneladas do insumo), feito em maio, beneficiou vários agricultores familiares do município, com distribuição de até três toneladas para cada agricultor. O apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura garantiu a entrega do componente nas propriedades. Segundo o técnico da Emater-MG, o calcário foi usado principalmente nas lavouras de milho, feijão, café, pastagem e na fruticultura em geral.​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Empaer/PB destaca ações em apoio ao agricultor familiar durante a Feira Paraibana da Agricultura Familiar

Próximo

Trabalho do Incaper sobre pimenta-rosa é premiado em simpósio nacional

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}