Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
ClimaPequenos e Médios
23/10/2025
Asbraer

EPAMIG orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas

0
0

​Algumas ações são essenciais para garantir o volume de forragem necessário e atravessar a entressafra com segurança.​

23/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epamig

Reprodução – Epamig

​

(Prudente de Morais, 23/10/2025) A chegada do período chuvoso é um momento estratégico para os produtores de ruminantes. As condições climáticas dessa época favorecem a adoção de técnicas de planejamento forrageiro, conjunto de ações que assegura alimento suficiente para o rebanho durante a entressafra.

“Sem um planejamento bem feito, podemos afetar a segurança alimentar do rebanho, a lucratividade e o meio ambiente”, destaca Fernanda Gomes, pesquisadora da EPAMIG.

Segundo ela, o período das águas é o de maior crescimento das plantas forrageiras, o que torna o momento ideal para produzir alimento de qualidade para todo o ciclo produtivo.

A escassez de forragem também pode estar relacionada à degradação das pastagens, causada pelo manejo inadequado. “Quando o consumo do pasto ultrapassa a capacidade da área, ocorre o superpastejo, que reduz a área foliar e enfraquece o sistema radicular. Já o subpastejo acontece quando o capim passa do ponto de entrada, alonga o colmo e perde qualidade nutritiva”, detalha.

Outros fatores, como a ausência de reposição de nutrientes, a escolha incorreta da espécie forrageira e falhas no preparo do solo, também podem influenciar. 

Como se planejar

O cálculo deve considerar a estimativa da quantidade de forragem produzida ao longo do ano, tanto nas épocas de seca quanto nas de chuva, além do consumo dos animais, levando em conta a categoria e o peso de cada grupo.

Com base nesses dados, é possível determinar o volume total produzido e analisar a necessidade de forragem para cada período, sempre incluindo uma margem de segurança.

“A partir desse cálculo, o produtor consegue identificar o déficit previsto, por exemplo, 100 toneladas de matéria seca para o período seco, e definir a quantidade de volumoso que precisa produzir”, explica Fernanda.

Os meses de julho e agosto, são os mais indicados para a implementação do cálculo. Já o período chuvoso é considerado ideal para início da produção.

“A seca é um fato. Todos os anos enfrentamos esse desafio, e existem diversas estratégias para superá-lo, como conservação de forragem, uso de capineira, canavial e diferimento de pastagens. Além disso, eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e chuvas irregulares, reforçam a importância de formar reservas e adotar práticas que reduzam os impactos”, completa.

Pesquisas impulsionam resultados 

A EPAMIG desenvolve pesquisas voltadas à recuperação e ao manejo sustentável de pastagens, com foco na melhoria da produtividade e na mitigação de impactos ambientais. Esses estudos complementam o planejamento forrageiro e oferecem ferramentas para fortalecer os sistemas de produção.

Entre as iniciativas estão projetos que tratam do cultivo consorciado, recuperação de pastagens degradadas, manejo da ensilagem, mitigação da emissão de gases e estratégias para otimizar o desempenho dos ruminantes.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater/RS-Ascar e Setrem fortalecem parceria para análise de mais de 5 mil amostras de solo na região de Santa Rosa

Próximo

Edital de Chamada Pública – Prefeitura Municipal de Tapiratiba/SP

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}