Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
InsumosPequenos e Médios
22/10/2025
Asbraer

Emater-PA incentiva produção de cacau em Itaituba

0
0

Oficina sobre podas atualizou 20 famílias do Ramal do Degredo

22/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/PA

Reprodução – Emater/PA

​

Em Itaituba, na região do Tapajós, com o acompanhamento do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o agricultor João Rufino, de 54 anos, está se preparando para plantar quatro mil pés de cacau em quatro hectares, dentro do Recanto Roma, às margens do rio Mamuru, na comunidade Nova Fronteira, no Ramal do Degredo, a partir do km 25 da Estrada do Farturão. 

O objetivo é principalmente auferir renda: “Pela minha contabilidade aqui, o cacau é uma proposta demais lucrativa e, o mais importante, sustentável, no sentido de meio ambiente. Na consideração da realidade da agricultura familiar do nosso município, eu digo que cacau é muito mais vantagem do que pecuária, porque a mesma produtividade com o cacau demanda bem menos área e representa muito menos risco predatório aos ecossistemas”, diz o presidente da Associação de Produtores Rurais Comunidade Nova Fronteira (sem sigla).

Além do cacau, Rufino já trabalha com a efetivação de três mil pés de urucum, para fabricação de colorau, e 700 pés de pimenta-do-reino. A família também tem tradição com a venda da banana “chifrun” frita e doce de buriti.  

De acordo com o supervisor regional da Emater no Tapajós, o engenheiro agrônomo Ubiratan Pina, especialista em Engenharia Ambiental, a  diversificação de atividades nas propriedades da agricultura familiar é uma das estratégias de atendimento por parte da Emater em Itaituba: “É um entendimento de dinamização do setor agrícola, com resultados de geração de trabalho e renda, segurança alimentar e nutricional e movimentação socioeconômica com retorno direto e indireto para as famílias rurais”, explica.

As produções que mais se destacam são horticultura, como cheiro-verde e couve; fruticultura, a exemplo de banana e laranja, e pecuária de corte. 

Capacitação

João Rufino e mais 19 agricultores participaram, nessa terça-feira (21), de uma oficina sobre poda de cacau, evento organizado pelos escritórios local e regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), com o apoio da Prefeitura, e ministrado pelo técnico em agropecuária Edimilson Pereira, chefe do escritório local da Emater em Placas.

A capacitação, no Sítio Guajará, do agricultor Waldecir Barbosa, na comunidade Bom Jesus do Guajará, atualizou em caráter científico as teorias e práticas quanto ao plantio de cacau.

“Existem vários tipos de poda: poda de formação, poda de compulsão, limpeza e rebaixamento. Todas essas podas são essenciais ao cacau, desde a formação, para se estruturar a planta, você consegue a planta ficar da forma que você quer, da forma que é necessária, até a poda de condução, que é conduzir a altura, espaço, e tem a poda de produção: a poda de produção todo ano deve ser feita – seja ela mais drástica, seja ela mais suave. Sem poda, a produção de cacau é baixa. A poda incentiva a planta a produzir e a reproduzir, pelo mecanismo de estresse”, resume Pereira. 

Para João Rufino, todo novo conhecimento veio válido: “A gente viu, falou e ouviu tudo de cacau: como plantar, como podar, como clonar. O cacau é uma ferramenta de dignidade, sabe? Se é um serviço que gera lucro, não deixa a gente sair da roça, e a vida no interior é outra qualidade: vida tranquila, saudável, perto e junto da natureza. Todo mundo sai ganhando”, relata. 

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam emitiu e renovou 5.097 Cartões do Produtor Primário, de janeiro a setembro de 2025

Próximo

Ruraltins elabora e entrega novos projetos de agroindústrias em diferentes regiões do Tocantins

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}