Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
PecuáriaPequenos e Médios
14/10/2025
Asbraer

No Dia Nacional da Pecuária, Idam reforça compromisso de difundir práticas sustentáveis

0
0


​Atualmente, o estado conta com um rebanho de cerca de 2,6 milhões de animais​

14/10/2025 | Assessoria de comunicação – Idam

Reprodução – Idam

​

Nesta segunda-feira (14/10), em que é celebrado o Dia Nacional da Pecuária, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) reforça seu comprometimento com o fortalecimento da pecuária sustentável na região, trabalhando em parceria com cerca de 20 mil criadores de gado no Amazonas, com ações de capacitação, regularização de documentos, aquisição de fundos e implementos, e assistência técnica em geral.

“Com um rebanho bovino e bubalino diversificado no estado do Amazonas, com aptidões para o corte e para a produção de leite, a produção vem crescendo ano após ano, o que demonstra oportunidades de mercado da produção de alimento de origem animal”, destacou a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) de Pecuária do Idam, Maria Oliveira.

Como ressalta a coordenadora, o Idam apoia a pecuária por meio de ações de capacitação e através da elaboração de projetos de crédito rural, onde os produtores podem ter acesso a melhores instalações e equipamentos, facilitando e otimizando a atividade, com resultados positivos na renda familiar e qualidade de vida. O Idam atua, também, auxiliando órgãos aliados com programas de imunização e combate a doenças.

O Amazonas conta com um rebanho de cerca de 2,6 milhões de animais, incluindo bovinos e bubalinos, concentrados principalmente nos municípios de Lábrea, Boca do Acre e Autazes. Neste contexto, o Idam tem trabalhado para difundir práticas sustentáveis, em especial o pastejo rotacionado.

“Com o Projeto Prioritário da Pecuária, criadores de bovinos e bubalinos têm assistência direcionada, priorizando a produção sustentável. Presente em 22 municípios, esse projeto tem, entre suas metodologias, a implantação de Unidades Demonstrativas (UD) de Pastejo Rotacionado, que é uma forma consciente de uso da terra para criação de animais, com a possibilidade do aumento da produtividade e redução da área utilizada para essa finalidade”, delineou Maria Oliveira.

Atualmente, o instituto já tem 5 UD’s em funcionamento e 6 UD’s em fase de implantação, nos municípios de Barreirinha, Autazes, Silves, Itapiranga, Iranduba, Itacoatiara e Novo Remanso.

Pastejo Rotacionado

Segundo a coordenadora, o pastejo rotacionado promove um uso eficiente da terra, por meio de um sistema de rotação dos animais entre os piquetes, permitindo que o capim de cada área tenha tempo de se recuperar, oferecendo oportunidades de revitalização das áreas degradadas.

“É importante destacar que sempre priorizamos áreas degradadas para a instalação das nossas UDs, o que permite a recuperação dessas áreas, o que também é um dos objetivos da iniciativa pois colabora com o aproveitamento de áreas que antes estavam subutilizadas”, frisou.

FOTOS: Kevyn Sousa/Idam

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-GO recebe visita de alunos de Agronomia da Universidade Federal de Jataí

Próximo

Governo de Minas autoriza novo concurso público para a Emater-MG

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}