Agronegociar Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Editais
  • Videos
  • Treinamentos
Agronegociar
MercadoNaturezaPequenos e Médios
09/10/2025
Asbraer

Epagri realiza oficinas com alunos de escola agropecuária de Chapecó

0
0

As atividades de educação ambiental e alimentar foram conduzidas pela extensionista social da Epagri​

09/10/2025 | Assessoria de comunicação – Epagri

Reprodução – Epagri

​

A Epagri promoveu uma série de oficinas com alunos do sexto até o oitavo ano da Escola Básica Municipal em Agropecuária Demétrio Baldissarelli, localizada no distrito de Marechal Bormann, em Chapecó. As atividades de educação ambiental e alimentar foram conduzidas pela extensionista social da Epagri, Josefina Aparecida Nunes de Carvalho, nos dias 22, 25 e 26 de setembro. Foram realizadas oficinas de Corações Afetivos no oitavo ano, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no sétimo ano, e Cores da Terra para o sexto ano. 

Extensionista Josefina de Carvalho ensinou alunos do sexta a ano a prepararem Cores da Terra (Fotos: Karin Helena Antunes de Moraes / Epagri)

A proposta destas práticas, segundo Josefina, é trabalhar temas importantes de maneira lúdica. Para Karielen Fernanda Bueno, aluna do oitavo ano, o processo de confecção dos corações, desde a escolha das ervas aromáticas que serviram de enchimento, até a produção, foi uma experiência nova. “Foi muito legal, porque muitos colegas não sabiam costurar, então nós nos ajudamos e foi bom porque isso nos prepara para algumas coisas, ajuda na coordenação motora e na paciência, a gente erra, mas tem que ter calma para corrigir. O resultado final ficou muito bonito”. Josefina explica que os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre as propriedades de algumas plantas aromáticas e compartilharam histórias e memórias entrelaçadas pelas lembranças dos chazinhos da vovó ou da horta de casa, além de trabalhar o apego emocional, porque ao final da atividade ela questionou quantos deles estariam dispostos a trocar os corações com os colegas. 

Aluno do sétimo ano, Bruno Eduardo Wolff Adão, participou da atividade com as PANCs, em que os estudantes fizeram brigadeiro a partir da biomassa de banana. Ele se mostrou surpreso com a versatilidade de alguns alimentos e flores. “Eu não sabia que a flor sininho é comestível. Na minha casa tem um monte, nós a achamos muito bonita, mas não sabíamos que dava para comer. Com essa informação eu certamente vou procurar alguma receita para poder aproveitar”, afirma. A extensionista da Epagri enfatiza que é importante que cada vez mais pessoas conheçam as potencialidades de plantas que possuem um grande valor nutricional e explorem os alimentos em sua integralidade, da raiz até a casca.

Na oficina de Cores da Terra, realizada no sexto ano, os alunos puderam aprender de forma lúdica que é possível produzir tintas a partir de elementos naturais, como terra, erva-mate, repolho roxo, cúrcuma e café. Os alunos criaram misturas de cores que deram vazão à criatividade nos desenhos que surgiram no papel. Deividy Elizandro Almeida e Eliza Vitória Rodrigues Roque, acharam a atividade muito legal porque conheceram coisas novas e se divertiram muito. Ao final da manhã, os desenhos foram expostos para a turma e os estudantes puderam falar sobre como se sentiram realizando esta tarefa. Além de explorar a imaginação, a criação de tintas com estes elementos demonstra que é possível economizar e ressignificar a relação com a natureza, observa Josefina.

Cooperação entre a Epagri e a escola fortalece vínculos e pavimenta as bases do futuro

​

A professora Kariane Paula Druzian, conta que logo no primeiro ano em que começou a lecionar na escola foi apresentada à Josefina, e, desde então, todos os anos a convida para vir trabalhar com os alunos, porque “eles demonstram interesse e é um momento em que não só os estudantes, mas também nós, professores, aprendemos muito”, diz.

Além de integrar a escola com outras instituições, as oficinas proporcionam momentos de cooperação entre alunos

Josefina salienta que as parcerias entre instituições são benéficas, pois agregam conhecimento e valorizam o trabalho. De maneira complementar, Kariane destaca que ações conjuntas com órgãos como a Epagri e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), são imprescindíveis, principalmente por se tratar de uma escola agropecuária. A professora acredita que além de desenvolver habilidades e difundir conhecimentos, a proximidade com profissionais destas instituições faz com que os alunos conheçam suas respectivas áreas de atuação. “Já houve situações onde as crianças identificaram sinais de doenças em plantas e animais e orientaram os pais a procurar ajuda da Epagri e da Cidasc”, revela Kariane. 

Estas ações aproximam as instituições e evidenciam os efeitos positivos da articulação colaborativa, promovendo uma relação de confiança com as novas gerações que darão continuidade ao trabalho realizado pela família no campo. 

Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Dicas para garantir uma safra produtiva e rentável

Próximo

EPAMIG ITAP abre inscrições para curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}