Evento será realizado no dia 18 de outubro, com palestras técnicas e comercialização de touros geneticamente melhorados
09/10/2025 | Assessoria de comunicação – Emater/GO
Reprodução – Emater/GO
A Emater Goiás e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) promovem, no próximo dia 18 de outubro, mais uma edição da Feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética). O evento será realizado a partir das 8h, na Fazenda Nelore Machadinho, localizada na Rodovia GO-244, Km 35, Zona Rural de Novo Planalto, unidade da regional Rio Vermelho da Emater Goiás.
O programa Pró-Genética tem como objetivo estimular o aumento da produção de carne e leite em Goiás, beneficiando pequenas e médias propriedades rurais. Por meio da feira, os produtores terão acesso facilitado a touros PO com registro genealógico e exames andrológicos positivos, assegurando qualidade genética e melhoria dos rebanhos.
“É uma ação que traduz na prática o compromisso da Emater Goiás em fortalecer o pequeno e o médio agropecuarista. Ao facilitar o acesso a tecnologias e genética de qualidades, promovemos mais produtividade, qualidade e renda no campo, impulsionando o desenvolvimento da pecuária goiana”, afirmou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.
Para a coordenadora regional da Emater Goiás, Esmeralda Aguiar, a feira vai impulsionar o desenvolvimento e o melhoramento da pecuária na Regional Rio Vermelho, atraindo um grande público de produtores rurais interessados em adquirir animais geneticamente superiores”, destaca.
Programação técnica
Durante o evento, serão realizadas palestras com especialistas sobre temas relevantes para a pecuária goiana:
9h – Uso de telas de sombreamento no conforto animal com Fábio Takatsuka, da Ginegar
9h20 – Retorno da utilização de touros melhoradores e manejo do reprodutor com Leonardo Figueiredo Neto, da ABCZ
10h – Manejo de pastagem e suplementação estratégica com Elieny Maria de Abreu, da Emater Goiás
10h30 – Linhas de crédito para aquisição de semoventes com Clizeide Rezende Oliveira, da Emater Goiás
Importância do programa
A Feira Pró-Genética desempenha um papel estratégico no fortalecimento da pecuária goiana. Os touros PO comercializados possuem registro definitivo, exames andrológicos e sanitários que atestam a capacidade reprodutiva e garantem a ausência de doenças como brucelose e tuberculose. Essa certificação assegura qualidade genética, produtividade e segurança sanitária aos rebanhos do Estado.
Estudos apontam que cerca de 75% da herança genética do rebanho vem do touro, já que ele deixa um número muito maior de descendentes do que a fêmea. Por isso, o uso de touros geneticamente melhorados é considerado a principal ferramenta para promover o avanço genético e aumentar a rentabilidade da pecuária.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás comunicacao.ematergo@gmail.com
| +55 (62) 98152-2322
http://goias.gov.br/emater/
@ematergoias